Uma das principais razões para que você tenha a sua aposentadoria negada é justamente devido ao fato de haver algum tipo de incongruência em seus dados cadastrais. Esses erros podem incluir informações incorretas sobre tempo de contribuição, vínculos empregatícios e salários, entre outros. Qualquer um desses erros, por mais mínimos que possam ser, podem ser uma razão para que o INSS negue o seu pedido.
Outro motivo comum para a negação da aposentadoria é a falta de contribuições ao INSS. Afinal de contas, para ter direito à aposentadoria, o trabalhador deve cumprir um número mínimo de contribuições mensais. No entanto, essa quantidade mínima de contribuições pode variar de acordo com a sua categoria de profissional ou mesmo de acordo com a modalidade de aposentadoria.
Por fim, a terceira razão comum para a negação da aposentadoria é a ausência do tempo de contribuição mínimo exigido pela legislação. Assim como no tópico anterior, para cada tipo de aposentadoria, existem regras específicas quanto ao tempo mínimo de contribuição necessário para garantir o benefício. Se porventura você não cumpriu esse período de contribuição, então é impossível que o INSS aceite o seu pedido, uma vez que é requisito básico.
A aposentadoria é um direito do trabalhador e um momento muito esperado após anos de contribuição. No entanto, é fundamental estar atento às razões comuns de negação da aposentadoria, como erros nos dados cadastrais, falta de contribuições e ausência de tempo de contribuição mínimo. Para obter ajuda nesse processo, entre em contato conosco para que os nossos advogados possam lhe ajudar a conseguir a sua aposentadoria sem maiores problemas!