A primeira coisa que você deve entender é que a contribuição para o INSS é praticamente uma obrigação que todos os trabalhadores devem cumprir. De acordo com a própria Constituição Federal, a Previdência Social nada mais é que um sistema contributivo. Este, por sua vez, tem sua administração por parte do Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido como INSS, em caso de trabalhadores da iniciativa privada.
A resposta curta é não. Afinal de contas, para ter direito às aposentadorias do INSS, é necessário ter contribuído para o sistema. Sendo assim, essa contribuição pode ter sido feita de forma obrigatória, como no caso de trabalhadores com carteira assinada, ou de forma facultativa, como no caso de trabalhadores autônomos e donas de casa. Mas isso não significa que quem nunca contribuiu para o INSS não tem direito a nenhuma forma de aposentadoria.
Por mais que não exista aposentadoria sem contribuição para o INSS, há outras alternativas das quais você deve ficar atento. Caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto, procure por um advogado para aposentar e tire todas as suas dúvidas!