Dependência química é uma doença crônica. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química está classificada como sendo um transtorno neurológico crônico, o qual é progressivo e que pode acarretar em outras doenças.
Devido a sua dependência química o segurado não conseguir desempenhar as suas atividades, ele tem sim o direito a receber o benefício do auxílio-doença. Mas, para que ele possa solicitar, é preciso estar contribuindo para o INSS e não estar há mais de um ano sem fazer as contribuições.
Os dependentes químicos ainda possuem o direito de serem aposentados por invalidez. Isso ocorre quando se constata que o segurado é incapaz de realizar as suas atividades.
Ainda pode acontecer de o dependente químico ficar impossibilitado de trabalhar devido a sua doença, mas estar sem contribuir há mais de um ano ao INSS. Porém, ainda existe a possibilidade de nunca ter contribuído. Nesses casos, é possível solicitar o benefício de prestação continuada.
Tenha em mente que é preciso estar de acordo com alguns requisitos ou, do contrário, não terá o direito de fazer a solicitação. Caso ainda tenha dúvidas sobre os benefícios para dependentes químicos confira o contéudo completo em nosso Blog !