Dicas para evitar demora na hora de solicitar benefícios  no INSS

1. Fique atento as novas regras de aposentadoria

Muita gente se pergunta sobre "como adiantar minha aposentadoria?", já que esse é um dos benefícios mais comuns do INSS. Quanto a esse respeito, a primeira dica se refere a necessidade de ficar atento às novas regras de aposentadoria. Afinal de contas, em 2019, passou a vigorar a Reforma da Previdência, a qual trouxe uma série de novas regras para que o segurado pudesse se aposentar. E uma dessas regras é a respeito das regras de transição. É justamente nisso que você precisa manter a sua atenção.

2. Solicitar a aposentadoria que esteja de acordo com o seu perfil

Outra forma de evitar demora no INSS ao solicitar um benefício, como é o caso da aposentadoria, é ficar atento em relação ao seu perfil. Dizemos isso porque um dos grandes problemas que podem aumentar a demora para conquistar o benefício é justamente a falta de atenção quanto a esse respeito. Por isso, avalie bem o tipo de aposentadoria que irá solicitar e fique atento também a todos os documentos necessários. Há diferentes tipos de aposentadoria, como a rural, por invalidez, especial, por idade etc. E, cada uma delas, têm as suas próprias exigências. Então, para poder evitar qualquer tipo de demora, esteja atento ao tipo de aposentadoria que se aplica no seu caso.

3. Reúna todos os documentos necessários

Ao solicitar benefícios do INSS, é vital que você reúna todos os documentos necessários, sendo que esse é um dos grandes problemas enfrentados pelos solicitantes. Até porque cada benefício requer documentos distintos. O problema é que muitos só percebem que há erro quando já enviou a solicitação. Outro grande problema é o fato de enviar uma documentação mal digitalizada ou que esteja com validade já ultrapassada. Então, para poder evitar demora no INSS, é de grande importância manter atenção nesse fator.

Como já mencionado, cada benefício possui as suas próprias exigências de documentos. Porém, há alguns básicos que você deve providenciar, tais como:

– CPF; – RG; – Carteira de trabalho; – PIS/PASEP; – CNIS; – NIT; – Comprovante de endereço; – Laudos, exames ou atestados, no caso de aposentadoria ou auxílio-doença; – Carnês de contribuição, no caso dos contribuintes autônomos etc.

4. Verifique seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)

Outra maneira de evitar demora no INSS é ao averiguar o seu Cadastro Nacional de Informações Sociais, para ter a certeza de que ele está completo, com as informações essenciais. Nesse extrato, deve conter obrigatoriamente as seguintes informações: – Nome dos empregadores; – Remuneração ou salário recebido; – Períodos trabalhados; – Contribuições feitas em GPS, se for o caso. Também se atente em ver se o CNIS possui todas as informações corretas. 

Como você pôde notar, há sim formas de evitar demora no INSS, desde que siga algumas das dicas que citamos acima. Caso ainda tenha dúvidas sobre aposentadorias ou benefícios do INSS basta falar com um de nossos advogados.