– RG; – CPF; – Comprovante de Residência: Conta de luz, água e telefone fixo; – Carteira de Trabalho; – PIS/PASEP ou NIT; – Extrato de Contribuições do INSS ou Extrato CNIS (este pode ser solicitado direto no INSS); – Carnês de contribuição (GPS), no caso de contribuintes individuais ou facultativos; – Reservista, para homens; – CTC - Certidão de Tempo de Contribuição
Existem alguns documentos que você deve levar ao INSS depois que for marcado a solicitação da aposentadoria por invalidez, e são eles
No entanto, há alguns outros documentos que também são importantes para levar. Dentre eles, podemos citar os seguintes:
Esse documento também é fornecido por um profissional da saúde, se possível do SUS, e que ateste que o paciente não tem as condições necessárias para exercer sua atividade.
Em suma, uma declaração médica, e um atestado médico são semelhantes. Muitas pessoas acabam por ter confusão nisso, porém, qualquer pessoa que tenha participado do procedimento poderá fazê-lo nos seguintes casos: – Exame médico; – Consultas; – Atendimento de emergência.
Caso o paciente ou o beneficiário disponha, é bom levar ao INSS. Os exames médicos, devem ser os mesmos que se usou para que o médico do SUS tenha utilizado para diagnosticar a condição do paciente.
Se você dispor de receitas médicas que contenham os medicamentos que você utiliza também irá servir e deverá ser levado para análise. Eles irão comprovar ao médico que você utiliza os medicamentos referentes a aquela doença ou tratamento. Estes documentos têm valor jurídico, e o profissional que o receitou é responsabilizado por qualquer coisa ali indicada.
Levar os documentos para aposentadoria por invalidez é essencial para garantir a concessão do benefício. Afinal de contas, caso esqueça de algum, isso irá interferir em todo o processo. Por isso, ter ajuda de um profissional, que lhe oriente em todo o passo a passo, é de grande importância.