Para se cadastrar no Meu INSS, você precisa informar os dados pessoais e preencher algumas informações sobre o seu histórico de trabalho. O sistema Meu INSS está integrado ao Gov.Br, que permite acesso a todos os serviços públicos federais.
– Número do CPF e outros dados pessoais; – Validação pelo aplicativo Meu gov.br (se tiver feito o recadastramento do título de eleitor ou a CNH digital); – Gerando uma senha provisória no site do seu banco; – Certificado digital ou em nuvem.
- Auxílio-doença; - Recurso e revisão; - Pensão por morte; - Aposentadoria por Idade; - Consulta de benefícios; - Benefícios Assistenciais; - Acessar carta de concessão do benefício; - Alterar local ou forma de pagamento; - Aposentadoria por tempo de contribuição; - Solicitar pagamento de benefício não recebido;
O INSS pode identificar pendências nas solicitações feitas. Com isso, a instituição entrará em contato com você por e-mail ou telefone. Esse procedimento é chamado de cumprimento de exigências.
Pelo aplicativo do INSS, é possível solicitar a aposentadoria seja ela rural, urbana, especial, tempo de contribuição ou por idade, além da aposentadoria da pessoa com deficiência.
1. Acesse a plataforma do Meu INSS e faça o login. 2. Depois de entrar, procure no menu (canto esquerdo da tela) pelo campo chamado “consultar pedidos”. 3. Depois de entrar nessa sessão, insira os dados do processo e clique em pesquisar. Pronto! Depois disso, os dados disponíveis do seu processo estarão disponíveis para consulta e alguns casos, é possível baixar uma cópia.
Se ainda tem alguma dúvida para acessar o sistema, o governo disponibiliza um site com várias informações: clique aqui para acessar. Porém, se você tiver problemas para pedir benefícios ou acessar os serviços do INSS, recomendo que fale com um advogados especialista em Previdência e INSS.