A Previdência Social é um seguro social em que o trabalhador participa através de contribuições mensais. Essa contribuição garante ao trabalhador contribuinte uma renda na hora em que ele não puder mais trabalhar, ou seja, quando ele se aposentar. Já o INSS é o Instituto Nacional do Seguro Social, um órgão do Ministério da Previdência Social, responsável pela gestão dos pagamentos de aposentadorias e demais benefícios dos trabalhadores.
A principal vantagem de contribuir com a Previdência Social é garantir o recebimento de um benefício mensal durante a aposentadoria. Outra vantagem é que o trabalhador que contribui para a Previdência tem direito de receber outros benefícios temporários. Veja o que a Previdência Social proporciona aos contribuintes: – Aposentadoria por tempo de contribuição; – Aposentadoria por idade; – Pensão por morte; – Aposentadoria por invalidez; – Auxílio-doença; – auxílio-acidente; – Auxílio-reclusão; – Salário-maternidade; – salário-família;
O valor do benefício do INSS na aposentadoria nunca será menor que o salário-mínimo vigente ou maior que o teto da própria Previdência, que é o valor máximo a ser concedido em benefícios. Vale lembrar que, em 2023, o piso dos benefícios é de R $1.320, valor atual do salário-mínimo enquanto o teto é de R $7.507.
Muitas pessoas só deixam para se preocupar com os seus direitos previdenciários quando precisam ou quando acreditam que já podem entrar com a solicitação para aposentadoria.. Se você quer se aposentar futuramente, é importante fazer um planejamento previdenciário. Neste planejamento você terá um relatório, com projeções, cenários e simulações de aposentadoria que ajudará você a entender seus direitos e adotar a melhor decisão em relação ao benefício. A análise e o estudo do seu planejamento previdenciário é feito por um advogado especialista em direito previdenciário
As vantagens são estas: – Permitir a aposentadoria no momento correto; – Garantir que a sua aposentadoria será concedida com o melhor valor possível; – Ter um processo de aposentadoria mais rápido; – Economizar dinheiro com contribuições desnecessárias para o INSS; – Ter tranquilidade no momento da aposentadoria.
Como vimos, a contribuir com a Previdência Social é de extrema importância, não só para garantir a aposentadoria no futuro, mas também para garantir o direito a vários outros benefícios. Além disso, é necessário e importante se preocupar com o futuro. Para auxiliar você a garantir a sua aposentadoria, mostramos aqui para você como fazer um planejamento previdenciário da maneira correta. Se você ainda tem alguma dúvida ou queira fazer o seu planejamento previdenciário, fale com um advogado especialista para planejar o seu futuro.