Aposentadoria especial com 25 anos de contribuição: Conheça !!

Aposentadoria especial nada mais é que um tipo de benefício para aqueles trabalhadores que, devido ao exercício de sua profissão, ficaram expostos a algum agente nocivo. Então, esse tipo de trabalhador acaba se tornando mais suscetível a ter alguns problemas de saúde caso permaneça na profissional por mais tempo.

Mas o que se enquadra como agentes que fazem mal à saúde? Há duas formas: – Insalubridade: neste caso, engloba os seguintes tipos de agentes: químicos; físicos; biológicos. – Periculosidade: por “periculosidade”, entende-se que é todo e qualquer fator que incide em possíveis riscos de morte para o trabalhador. Então, a aposentadoria especial nada mais é que um tipo de aposentadoria para aqueles que trabalham em locais que oferecem riscos à saúde.

Para ter o direito à aposentadoria especial, é necessário comprovar que de fato o indivíduo exercia esse tipo de função. Quanto a isso, o formulário PPP é o documento capaz de comprovar a atividade especial, o qual o próprio segurado deve pedir ao empregador, que é obrigado a oferecer. Mas, além do PPP, há outros documentos que podem ser bem úteis em para comprovar a atividade especial, bem como: – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT).ais tempo.

Como comprovar atividade especial?

Agora que você já sabe quem tem direito a aposentadoria especial 25 anos, não deixe de correr pelos seus direitos. E saiba que, sempre que precisar, você pode contar com a ajuda dos nossos advogados, os quais estão sempre à disposição.