Blog
Publicado por Mello e Furtado Advocacia

Escritório de advocacia especialista em INSS e Previdência Social

Qual o tempo de contribuição mínimo para as aposentadorias em 2023?

Quer saber qual é o tempo de contribuição mínimo para as aposentadorias? Então é só conferir este artigo que iremos falar tudo o que precisa saber sobre esse tema.

Desde a Reforma da Previdência, diversas foram as pessoas que começaram a ter certas dúvidas a respeito da aposentadoria.

Afinal de contas, um dos setores que mais foi impactado pela Reforma foi justamente o benefício da aposentadoria.

Diante desse contexto, é normal que se queira saber qual é o tempo de contribuição mínimo para as aposentadorias, certo?

Devido às mudanças nas regras que vêm acontecendo, acaba sendo vital ficar atento a todos esses detalhes.

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar tudo o que você precisa saber sobre esse tema, bem como lhe ensinar como se planejar para ter uma aposentadoria mais tranquila. Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!

As mudanças nas regras de aposentadoria

Antes de qualquer coisa, para que você possa entender melhor sobre o tempo de contribuição mínimo para as aposentadorias, é necessário compreender quais foram as mudanças.

A Reforma da Previdência, aprovada no ano de 2019, trouxe importantes mudanças nas regras para aposentadoria no Brasil.

Essas alterações afetaram a idade mínima, o tempo de contribuição e o cálculo do valor do benefício, impactando diretamente o planejamento de milhões de trabalhadores.

Uma das principais mudanças foi a instituição de uma idade mínima para aposentadoria, que antes não existia para a aposentadoria por tempo de contribuição.

Além disso, o tempo mínimo de contribuição também sofreu alterações, variando de acordo com a categoria do trabalhador.

Fale com um de nossos especialistas

Qual é o tempo mínimo de contribuição para se aposentar?

Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre como a Reforma da Previdência modificou certas questões, é necessário compreender a respeito da aposentadoria. O que mudou? Qual é o tempo de contribuição mínimo para as aposentadorias?

Para que você possa entender melhor sobre esse assunto, abaixo elencamos em detalhes a respeito desse assunto.

Aposentadoria por idade

Na aposentadoria por idade, o tempo mínimo de contribuição é de 15 anos para homens e mulheres, desde que a mulher tenha completado 61 anos e seis meses, enquanto o homem, 65 anos.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Em relação a aposentadoria por tempo de contribuição, ela pode variar de acordo com alguns fatores, haja vista que é preciso levar em consideração o pedágio.

Caso você queira se aposentar com pedágio de 100%, por exemplo, é necessário cumprir alguns requisitos mais específicos.

Se você é homem, deve ter ao menos 60 anos de idade. Para as mulheres, a idade mínima é de 57 anos de idade.

Fora isso, deve-se cumprir um adicional de 100% sobre o tempo que faltava para cumprir os 35 anos de contribuição que faltavam antes da reforma, se homem, ou 30 se for mulher.

Aposentadoria por invalidez

Na aposentadoria por invalidez, não há tempo mínimo de contribuição, mas é necessário cumprir a carência de 12 meses de contribuição, exceto em casos de acidente de trabalho, doença profissional ou doença grave prevista em lei.

Aposentadoria especial

A aposentadoria especial é destinada a trabalhadores que exercem atividades com exposição a agentes nocivos à saúde.

O tempo mínimo de contribuição varia de 15 a 25 anos, dependendo do grau de exposição aos agentes.

Profissões com tempo de contribuição diferenciado

Uma outra coisa que precisamos falar sobre o tempo de contribuição mínimo para as aposentadorias, diz respeito às profissões que possuem um tempo de contribuição distinto.

Algumas profissões têm tempo de contribuição diferenciado devido às condições de trabalho, como professores, policiais e aeronautas. Por isso, é necessário sempre verificar as regras específicas para cada categoria.

Fale com um de nossos especialistas

Como calcular o tempo de contribuição?

Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre o tempo de contribuição mínimo para as aposentadorias, deve-se entender como calcular o tempo que você já contribuiu

Por mais que possa parecer algo muito difícil ou complicado, é muito mais fácil do que imagina. Quanto a isso, as nossas dicas são as seguintes:

Simulação no site do INSS

O INSS disponibiliza uma ferramenta de simulação de tempo de contribuição em seu site. Para utilizá-la, basta acessar o portal Meu INSS, fazer o login e escolher a opção “Simular Aposentadoria”.

Lá, você poderá verificar o tempo de contribuição e a idade mínima necessária para se aposentar.

Outras ferramentas online

Existem outras ferramentas online que ajudam no cálculo do tempo de contribuição e na estimativa do valor do benefício.

Algumas delas são gratuitas, enquanto outras oferecem funcionalidades extras mediante pagamento. A dica nesse caso é analisar qual delas mais lhe agrada.

Ajuda profissional

Por fim, uma das melhores maneiras de calcular o seu tempo de contribuição é justamente procurando ajuda de um advogado previdenciário.

Afinal de contas, como ele possui o devido entendimento para esse assunto, é capaz de lhe ajudar em tudo quanto for possível.

Quanto a esse respeito, basta entrar em contato conosco que os nossos advogados serão capazes de ajudar em seu caso, oferecendo todo o suporte personalizado.

Planejamento da aposentadoria

Agora que já entendeu sobre o tempo de contribuição mínimo para as aposentadorias, é necessário ter um certo planejamento.

Afinal de contas, não há como negar que um bom planejamento financeiro é essencial para garantir uma aposentadoria tranquila.

Além de contribuir com o INSS, é fundamental poupar e investir em outras fontes de renda, como previdência privada, poupança e investimentos no mercado financeiro, por exemplo.

Em relação às nossas dicas para ter a garantia de uma aposentadoria tranquila, podemos mencionar as seguintes:

  1. Comece a planejar o quanto antes;
  2. Poupe uma parte do seu salário mensalmente;
  3. Invista em educação financeira;
  4. Diversifique seus investimentos;
  5. Monitore seu tempo de contribuição e atualize seus dados junto ao INSS.

Conclusão

Agora você já sabe o tempo mínimo de contribuição necessário para garantir sua aposentadoria 2023.

Fique atento às mudanças nas regras, planeje-se financeiramente e garanta um futuro tranquilo para você e sua família.

E não se esqueça que, caso precise de alguma ajuda para garantir a sua aposentadoria sem ter maiores dores de cabeça, é só entrar em contato conosco!

Fale com um de nossos especialistas
Compartilhe essa notícia
Faça uma busca
Categorias
Como podemos ajudar?