Se você recebe algum benefício do INSS, com certeza deve se preocupar a respeito de seu recebimento. Afinal de contas, é até uma forma de se organizar financeiramente.
Em vista disso, muitas pessoas se perguntam sobre o calendário dos benefícios do INSS em 2023, já que é uma informação oficial e confiável, disponibilizada pelo próprio órgão.
Quanto a isso, o calendário de benefícios aos aposentados e pensionistas do INSS já saiu, nele consta todas as datas para depósito do dinheiro ao longo do ano de 2023.
É interessante que todos os beneficiários acompanhem esse procedimento, até mesmo para facilitar todo o planejamento financeiro.
O aposentado ou pensionista deve se programar, conferindo o número do seu benefício e as datas estipuladas no calendário de pagamento INSS.
Todos os meses, o INSS paga cerca de 36,5 milhões de benefícios, sendo que 21,8 milhões se referem apenas aos aposentados.
Nesse artigo, iremos falar sobre as principais informações a respeito do calendário de pagamento dos benefícios do INSS em 2023.
Calendário de pagamento de benefícios 2023
Por regra, todo final de ano o INSS divulga o calendário de pagamento de benefícios para o ano seguinte, onde dispõe de todo o cronograma que o órgão irá seguir.
Isso quer dizer que o calendário de pagamentos de benefícios é uma programação anual. Assim, o INSS esclarece a todos os cidadãos a data que o valor do benefício estará disponível.
Dessa forma, permite com que a pessoa que recebe um dos benefícios do INSS saiba com antecedência a data da liberação do pagamento.
No entanto, esse cronograma se baseia no valor do benefício que deve ser pago, bem como o número do cartão do benefício.
Isso quer dizer que se agrupam os beneficiários de acordo com o último número antes do dígito verificador, isto é, o número que vem após o traço.
A partir de então, é só localizar na tabela a data de pagamento que se refere ao número do cartão de seu benefício.
Calendário de pagamento para recém-aposentados e pensionistas do INSS
Você recebeu o seu benefício recentemente? Se sim, terá de passar a seguir o novo cronograma, o qual é válido para todos os segurados, sem qualquer tipo de exceção.
A única diferença é a respeito do valor creditado no primeiro. Nesse caso, ele deve ser proporcional ao período em que o benefício passou a valer.
Outra coisa que você precisa saber sobre o pagamento de benefícios com a aposentadoria ou pensão é o fato de não ser retroativo.
Isso quer dizer que a data do processamento da folha deve considerar apenas a concessão do benefício.
Apenas nos casos em que há pagamentos atrasados é que o beneficiário pode sim requerer o valor adicional.
Pagamento para quem ganha um salário-mínimo
Um dos critérios que o INSS leva em consideração, ao elaborar o calendário do pagamento dos benefícios, é justamente a respeito do salário mínimo.
Isso acontece porque todos os aposentados ou pensionistas que recebem até um salário mínimo possuem prioridade sobre os demais.
Hoje em dia, o valor do salário mínimo é de R$1.212,00. Por força constitucional, também é a base de cálculo para todos os demais benefícios previdenciários.
Pagamento para quem ganha acima do salário-mínimo
Agora, todos os demais pensionistas e aposentados cujo valor do benefício ultrapassa um salário mínimo, devem ser pagos na sequência ao primeiro grupo.
No entanto, também é interessante salientar que o INSS tem um teto máximo e, portanto, ele não realiza pagamentos acima de R$7.087,22.
Quem elabora a tabela de pagamento do INSS?
É o próprio INSS quem se responsabiliza por elaborar e divulgar todos os anos a sua tabela de pagamentos.
Sendo assim, é a autarquia quem deve orientar os beneficiários sobre todas as datas de pagamento, a partir do calendário de pagamento dos benefícios do INSS em 2023.
Ao final de todos os anos, é o órgão quem precisa disponibilizar a tabela para consulta não só de aposentados e pensionistas, mas também para as pessoas que recebem o BPC-LOAS.
Pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas INSS
Assim como acontece com os trabalhadores ativos, seja do setor privado ou público, os beneficiários do INSS também têm direito ao 13° salário.
Dos mais de 35 milhões de beneficiários que há em nosso país, a grande parte tem sim o direito de receber esse valor do INSS.
Se você é aposentado por tempo de serviço, idade ou por invalidez, tem sim o direito de receber esse valor.
Além disso, pessoas que recebem outros benefícios previdenciários, como o salário-maternidade e o auxílio-doença, por exemplo, também devem receber o 13°.
Devido a pandemia, durante o ano de 2020 a 2022, o governo acabou liberando o pagamento antecipado do 13°.
Porém, essa antecipação foi apenas uma medida emergencial, sendo que não há perspectiva de que ela aconteça de novo em 2023.
Por isso, o que se espera é que o 13° em 2023 seja pago de acordo com o cronograma geral, o qual ainda será divulgado oficialmente.
Como consultar a tabela INSS 2023?
É possível consultar a tabela INSS 2023 através da internet, pelo site oficial. Então, qualquer segurado, a qualquer momento, pode ter acesso a essa informação.
Para fazer a consulta, basta acessar o aplicativo ou site “Meu INSS“. No entanto, é necessário criar um login com CPF e senha, no portal gov.br. Em seguida, é só preencher os dados através do site oficial para poder ter acesso.
Através desse sistema, o cidadão consegue acessar toda a tabela de pagamentos e ainda consultar o valor de contribuição.
Fora isso, por meio da aba “Extrato”, torna-se possível conferir por quantos meses você tem contribuído para com a previdência.
Já em “Simulação”, você pode acessar uma previsão de quando irá conseguir ter acesso a sua aposentadoria.
Então, se você gostou dessas informações e quer que mais pessoas possam ter acesso a elas, não deixe de compartilhar em suas redes sociais.Além disso, caso tenha qualquer dúvida ou problema a respeito de um benefício previdenciário, nosso advogado para benefícios do INSS estará sempre à disposição