Blog

Conheça quais são doenças da coluna aposentam por invalidez

mulher com do
Publicado por Mello e Furtado Advocacia

Escritório de advocacia especialista em INSS e Previdência Social

Você sabia que há doenças da coluna que aposentam por invalidez? Devido a acidentes, desgaste ou apenas o envelhecimento dos ossos da coluna, podem ocorrer doenças ou lesões nessa estrutura.

O grande problema é que, a depender do tipo de problema que acomete a coluna, o segurado pode ficar incapaz de realizar o seu trabalho.

Afinal de contas, a coluna é vital para a movimentação de qualquer pessoa, seja para desempenhar alguma tarefa laboral ou para atividades simples do dia a dia.

Então, a depender da gravidade do problema ou da lesão, acaba que a pessoa não consegue desempenhar as suas funções.

Em vista disso, há doenças da coluna que aposentam por invalidez. Mas, para conseguir isso, é preciso comprovar a incapacidade.

Ter uma doença ou lesão que anule ou reduza as funções e movimentações do corpo pode ser crucial para a qualidade de vida do trabalhador.

Por conta disso, ele deve receber o benefício, uma vez que ele pode ter muita dificuldade em fazer algum tipo de trabalho.

Certo, mas quais são as doenças na coluna que garantem aposentadoria? São várias e, nesse artigo, iremos falar com mais propriedade sobre o assunto. Confira!

Quais doenças na coluna dão direito à aposentadoria por invalidez?

Na verdade, uma coisa que você precisa saber sobre o assunto é que não é necessariamente a doença ou lesão que dá direito a aposentadoria.

A aposentadoria por invalidez acontece quando o segurado não tem mais condições de realizar os seus trabalhos.

Isso quer dizer que há várias doenças que dão esse direito, desde que seja possível comprovar a incapacidade de trabalho.

Portanto, pode ser que duas pessoas tenham a mesma doença, mas apenas uma tenha o direito de se aposentar. E por que isso acontece?

Justamente pelo fato de apenas uma delas ter conseguido comprovar a sua invalidez. Por mais que o segurado tenha uma doença ou lesão, isso não quer dizer que ele não pode trabalhar.

Então, por mais que você tenha algum problema na coluna, saiba que isso não é garantia de aposentadoria. Ainda há todo um processo que você deve seguir.

Mas, abaixo, iremos falar sobre as principais doenças da coluna que aposentam por invalidez, confira!

Hérnia de disco

freepik.com.br

A hérnia de disco nada mais é do que quando há o deslocamento de um órgão ou tecido para alguma outra região, a partir do seu local de origem.

Trata-se de uma doença que se manifesta quando o nervo se comprime, o que ocasiona em fortes dores. Na maior parte das vezes, a hérnia afeta a região lombar do segurado.

Osteofitose

Também chamada de bico de papagaio, essa é uma das doenças da coluna que aposentam por invalidez.

Em suma, consiste no crescimento anormal de uma saliência óssea em torno das vértebras da coluna.

Essa saliência pode aparecer por uma série de fatores, mas em especial por conta da pressão e do desgaste dos discos vertebrais do segurado.

Protusão discal

A protusão discal nada mais é do que quando ocorre o desgaste no disco da coluna vertebral e, por consequência, há projeção do disco vertebral para fora do local ideal.

No entanto, não há ruptura da membrana que o envolve. Podemos falar que a protusão discal é um estágio anterior a hérnia de disco.

Dizemos porque, se porventura houver a ruptura dessa membrana, o problema evolui justamente para uma hérnia de disco.

Discopatia degenerativa

Também conhecida por “doença degenerativa do disco”, nada mais é do que quando há o envelhecimento natural do corpo.

Esse é um tipo de envelhecimento capaz de causar um desgaste progressivo na coluna do segurado.

Cervicalgia

Uma das doenças da coluna que aposentam por invalidez é a cervicalgia, que consiste em dor nas vértebras da coluna cervical.

Na grande maioria das vezes, essa é uma dor que acontece próximo da região do pescoço, mais ou menos.

Como é uma parte do corpo que controla o movimento da cabeça e todo o resto do corpo, o paciente pode ter diversos problemas para realizar seu trabalho.

Espondiloartrose lombar

A aposentadoria do INSS também pode ocorrer para aqueles que sofrem de espondiloartrose lombar, que é um tipo de desgaste nas articulações.

Na verdade, é possível caracterizar esse problema como um tipo de artrose, a qual pode afetar ossos, discos intervertebrais, ligamentos e nervos.

Inclusive, a depender do grau de dor, o segurado não consegue sequer andar. Ou seja, é uma das doenças da coluna que aposentam por invalidez.

Espondiloartrose anquilosante

Trata-se de uma doença crônica que se apresenta quando há alguma inflamação na coluna, onde o segurado sente muita dor.

Além disso, o problema acarreta em rigidez da coluna vertebral, redução na flexibilidade e ainda pode impedir a movimentação do segurado.

Por se tratar de uma doença autoimune e crônica, o paciente pode sim ser aposentado por invalidez, já que a doença ainda pode acometer joelhos, ombros e quadril.

Escoliose

Em suma, a escoliose nada mais é do que quando há um cerca curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco.

Na grande maioria das vezes, essa é uma doença que se desenvolve no pico de crescimento das pessoas, como no período da adolescência.

E, a depender da gravidade do problema, os sintomas podem ser tão graves a ponto de incapacitar o segurado de trabalhar na vida adulta.

Como o INSS avalia a incapacidade?

freepik.com.br

Como já mencionado, não é a doença que causa a aposentadoria, mas sim a incapacidade. Então, duas pessoas com escoliose, por exemplo, não necessariamente serão aposentadas.

Na verdade, ambas terão que passar por uma perícia médica, onde o médico irá fazer uma avaliação para confirmar se, de fato, o segurado não é capaz de fazer os seus trabalhos.

Por isso, no dia da perícia, é preciso levar o diagnóstico da doença na coluna e todas as demais documentações médicas que comprovem a sua incapacidade para trabalhar.

Então, tenha em mãos:

  • Laudos;
  • Atestados;
  • Exames;
  • Receitas etc.

Reúna tudo o que conseguir para comprovar que a sua doença lhe incapacita de realizar os seus trabalhos.

Conclusão

Como você pôde notar, não são todas as doenças da coluna que aposentam por invalidez. Por isso, é vital ter o apoio de advogados para lhe ajudar a não ter esse direito indeferido. E você pode contar com o apoio dos nossos profissionais!

Se você gostou dessas informações, não deixe de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a esses assuntos!

Compartilhe essa notícia
Faça uma busca
Categorias
Como podemos ajudar?