Blog

Como evitar golpes como o do falso advogado?

Publicado por Mello e Furtado Advocacia

Escritório de advocacia especialista em INSS e Previdência Social

Hoje em dia, tem sido cada vez mais comum encontrar pessoas de índole duvidosa, que tentam aplicar golpes.

São vários os tipos de golpes que existem, mas um que nem todo mundo conhece é o do falso advogado.

Na grande maioria das vezes, trata-se de um estelionatário que apenas quer se aproveitar das vítimas. Em vista disso, tem sido cada vez mais necessário saber como evitar golpes como o do falso advogado.

Na grande maioria das vezes, a vítima recebe uma mensagem falando detalhes sobre o caso do cliente, com a tentativa de receber o pagamento pelo esforço já feito na tentativa de defesa dessas pessoas.

Infelizmente, o golpe do falso advogado tem sido uma prática que está se tornando cada vez mais popular.

Entretanto, a verdade é que há algumas dicas que podem lhe ajudar a não cair no golpe do falso advogado.

Por isso, no artigo de hoje, iremos mostrar algumas dicas de como evitar golpes de advogado falso. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

O que é o golpe do falso advogado?

freepik.com

O golpe do falso advogado nada mais é que uma prática fraudulenta. Nela, o estelionatário entra em contato com pessoas que possuem algum processo em andamento na justiça.

A partir de então, se passa por um advogado ou funcionário do escritório que o cliente contratou, a fim de deixar o golpe mais crível.

Assim que entra em contato com a vítima, o golpista descreve todos os dados do processo do cliente, fazendo com que a vítima acredite que é verdade.

Em seguida, o farsante informa que o cliente tem uma indenização para receber. Mas, para que isso seja possível, ele precisa fazer um depósito em uma determinada conta bancária.

É verdade que receber mensagens de um número desconhecido já pode ser um pouco suspeito. Afinal, se o cliente contratou um escritório, seria de esperar que um contato já conhecido mandasse mensagem.

A grande questão é que os golpistas usam fotos dos profissionais ou até mesmo da logomarca do escritório em questão. Ou seja, tudo é formulado para que seja o mais crível possível. Mas as coisas não param por aí.

Esses estelionatários ainda conseguem forjar documentos do Tribunal de Justiça e utilizam termos e jargões comuns na advocacia.

Dessa forma, faz com que a vítima não entenda ao certo o que está acontecendo com o processo, mas sim compreenda a necessidade de fazer o depósito.

A partir disso, assim que a vítima realiza o pagamento, o falso advogado apenas some, sem dar qualquer tipo de explicação.

Como os golpistas têm acesso aos dados das vítimas?

freepik.com

De acordo com a OAB-SP, esses golpistas conseguem acessar os processos de pessoas que devem receber indenizações, mas que não tramitam em segredo de Justiça.

Ou seja, praticamente qualquer um pode ter acesso às informações. A partir disso, os golpistas obtêm as informações que precisam para aplicar os golpes.

Uma coisa que você deve entender sobre os golpes previdenciário é que não é tão difícil encontrar informações sobre o processo.

Sempre que é feito um processo judicial, os sites dos tribunais permitem a pesquisa dos processos por nomes dos advogados.

Então, os estelionatários se aproveitam disso para fazer as pesquisas e encontrar os dados dos processos com o nome dos clientes.

No que se refere aos dados de contato, não se sabe ao certo. No entanto, há uma suspeita de vazamento, que pode partir do próprio defensor, ao clicar em um link, mensagem ou propaganda enganosa para preencher cadastros.

Além disso, hoje em dia há várias empresas que têm sistemas de localização de devedores que disponibilizam, mediante pagamento, dados dos números de celular de qualquer pessoa.

Dicas de como se proteger do golpe do falso advogado

pixabay.com

Esse é um dos golpes da internet que vem se tornando cada vez mais comum e, por isso, é preciso tomar algumas ações para se proteger desse golpe.

Inclusive, devido ao grande volume de relatos, a própria OAB-SP fez uma orientação geral. Nela, solicita para que as vítimas não respondam essas mensagens, mas sim informem o escritório contratado e registrem um boletim de ocorrência.

Fora isso, também é importante que o profissional ou escritório que foi prejudicado pelo golpe do falso advogado entre em contato com a entidade ou outros órgãos públicos competentes.

Mas, fora essas orientações, a OAB-SP também indicou algumas dicas para que os clientes possam proteger os seus dados e, assim, evitar serem vítimas do golpe do falso advogado. As dicas são as seguintes:

1. Não clique em qualquer link

É fundamental verificar a veracidade de todo link, ainda que tenha sido uma pessoa conhecida que tenha enviado.

Mesmo porque, caso clique em um link que seja fraudulento, isso pode comprometer o seu dispositivo, além de colocar a segurança de outros contatos em risco.

2. Confirmação em duas etapas

A confirmação em duas etapas é ideal para manter a proteção, a qual é possível usar em diferentes aplicativos.

Sempre que for possível, ative essa função. Dessa forma, sempre que qualquer pessoa tentar acessar a sua conta, será necessário autenticar o login de alguma outra maneira.

3. Não compartilhe códigos

Jamais, em hipótese alguma, compartilhe algum código com outra pessoa. São dados que garantem a sua privacidade.

Então, ainda que o solicitante afirme ser do escritório de advocacia, jamais forneça o código em questão.

4. Desconfie de SMS

Outra forma de cair no golpe do falso advogado é por meio de códigos recebidos por SMS que contenham algum link.

O mais adequado é nunca clicar nesses links de mensagens, já que não se sabe qual é a procedência.

5. Cuidado com as redes sociais

Os golpes na internet podem acontecer em qualquer lugar, inclusive nas suas redes sociais. Por isso, não acredite em páginas que sejam suspeitas, sorteios ou ofertas que são muito boas para serem verdade.

Além disso, ao preencher formulários, você pode colocar os seus dados em risco. Então, tenha bastante cuidado.

Outra coisa a se atentar é a respeito das informações que você deixa público. Os golpistas podem pegar isso para tornar a conversa ainda mais verossímil.

6. Sempre confirme a necessidade antes de transferir dinheiro

Antes de fazer qualquer tipo de transferência, confirme com outras pessoas do escritório de advocacia se isso realmente é necessário.

Conclusão

O golpe do falso advogado vem se tornando cada vez mais comum. No entanto, há algumas maneiras bem práticas e simples de evitar passar por esse transtorno.

Então, se você achou essas dicas interessantes, não deixe de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a elas.

Compartilhe essa notícia
Faça uma busca
Categorias
Como podemos ajudar?