Muita gente se pergunta: “quando vou me aposentar?” Afinal de contas, a aposentadoria é um momento muito esperado na vida das pessoas.
Até mesmo porque, depois de muitos anos de trabalho, todo mundo merece ter um tempo de descanso, até mesmo para aproveitar melhor o tempo ou passar mais tempo com família e amigos, certo?
No entanto, para que esse momento chegue é preciso se preparar e ainda saber quando será possível se aposentar.
Sendo assim, diversas são as pessoas que se perguntam: como saber quando vou me aposentar? É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo. Confira!
Como calcular a idade e tempo de contribuição?
Primeiro de tudo, para saber quando será possível se aposentar, é preciso calcular a idade e o tempo de contribuição.
Mas, quanto a esse respeito, devemos informar que a idade mínima para se aposentar varia de acordo com o tipo de aposentadoria.
No caso da aposentadoria por idade, por exemplo, é preciso ter pelo menos 65 anos (homens) ou 62 anos (mulheres). Mas, para ambos os casos, é preciso ter, ao menos, 15 anos de contribuição (180 meses).
Além disso, é essencial considerar o fator previdenciário, que é um cálculo feito pelo INSS para definir o valor do benefício.
Esse cálculo leva em conta a idade do trabalhador, o tempo de contribuição e a expectativa de vida. Quanto mais novo o trabalhador se aposenta, menor será o valor do benefício.
Quais são os critérios do INSS?
Ao se perguntar sobre “quando vou me aposentar?” acaba sendo necessário entender também quais são os critérios para poder ter esse direito.
Dizemos isso porque, além da idade e do tempo de contribuição, pode ser necessário ter contribuído um tempo mínimo ao INSS.
Também é possível se aposentar por invalidez, desde que o trabalhador esteja incapacitado de forma permanente para o trabalho.
Outra opção é a aposentadoria especial, destinada a trabalhadores que atuam em atividades que oferecem riscos à saúde ou à integridade física.
Nesse caso, o tempo de contribuição exigido é menor, de 25 anos.
Como saber quando vou me aposentar?
Para muitas pessoas, saber quando irá se aposentar é um processo bastante complexo, que exige um entendimento muito profundo.
No entanto, graças à tecnologia e o consequente avanço dos recursos, hoje em dia é muito mais fácil obter a resposta para a pergunta: “quando saber quando vou me aposentar?“
Dizemos isso porque há diversos processos que facilitam essa consulta. Dentre eles, podemos mencionar os seguintes:
Consulte o INSS
Como você já deve saber, o INSS é o Instituto Nacional do Seguro Social e é responsável pelo pagamento das aposentadorias no Brasil.
Sendo assim, para saber quando você irá se aposentar, é necessário consultar o INSS e verificar qual é a sua idade mínima e o tempo de contribuição necessário para se aposentar.
Calcule o tempo de contribuição
Caso você já esteja contribuindo para a previdência social, é possível calcular o tempo de contribuição necessário para se aposentar.
Para isso, basta utilizar uma calculadora de aposentadoria online e inserir as informações necessárias.
Conheça as regras de transição
Com as mudanças na legislação previdenciária, existem diversas regras de transição que podem afetar a sua aposentadoria.
Sendo assim, para saber quando irá se aposentar, é fundamental conhecer essas regras e verificar se você se enquadra em alguma delas.
Simulador do INSS
Uma das maneiras mais fáceis e até precisas de saber quando irá se aposentar, é por intermédio do simulador do INSS.
Em suma, trata-se de um simulador da própria autarquia, o qual é capaz de oferecer ao solicitante o tempo que resta para se aposentar.
Isso tudo, é claro, sempre levando em consideração os critérios como idade mínima ou ainda o tempo de contribuição.
No entanto, ainda é possível acrescentar alguns possíveis vínculos que empregatícios que não aparecem na plataforma, mas que ainda assim impactam de forma direta no cálculo.
Sendo assim, o solicitante consegue estar sempre a par do período necessário restante para adquirir a sua tão aguardada aposentadoria.
Esse serviço, ainda que não exerça a mesma função de um advogado previdenciário, ainda assim contribui para que o segurado obtenha a resposta para essa dúvida tão pertinente.
O simulador do INSS está disponível no próprio site oficial, sendo que é possível acessar tanto pelo navegador ou mesmo pelo aplicativo celular.
Mas, para poder ter acesso a essa ferramenta, será preciso fazer o login com as suas credenciais do gov.br.
É possível se aposentar antes da idade mínima?
Sim, é possível se aposentar antes da idade mínima, desde que se enquadre em alguma das regras de transição previstas na Reforma da Previdência.
Isso se chama “aposentadoria antecipada”, mas também é possível chamá-la de “aposentadoria proporcional”.
Trata-se de um tipo de benefício previdenciário que visa conceder com que o segurado do INSS possa se aposentar mais cedo, mas irá receber um valor menor.
No entanto, deve-se ter em mente que há diferentes maneiras de conseguir essa antecipação, sendo que pode variar de acordo com cada caso, a depender de algumas circunstâncias do contribuidor.
Como se planejar financeiramente?
Além de saber quando será possível se aposentar, é fundamental se planejar financeiramente para esse momento.
Afinal, a aposentadoria pode significar uma queda significativa na renda mensal. Por isso, é preciso poupar e investir ao longo da vida para garantir uma renda complementar na aposentadoria.
Uma opção é contratar um plano de previdência privada, que permite fazer contribuições ao longo da vida e receber um benefício na aposentadoria.
Também é possível investir em outros produtos financeiros, como ações e fundos imobiliários, desde que sejam adequados ao perfil do investidor.
Mas, além disso, a depender do tipo de aposentadoria, você pode continuar trabalhando. Essa é uma boa forma de manter uma renda extra e ainda assim se manter ativo.
Conclusão
Se mesmo depois desse artigo você estiver com a dúvida de “quando vou me aposentar” os nossos profissionais estão à disposição para lhe auxiliar nesse processo.
Então, entre em contato conosco para que possamos lhe ajudar em todo o seu processo de aposentadoria!