“Quanto tempo falta para eu me aposentar?” Com toda a certeza, essa é uma pergunta que muitos trabalhadores têm feito desde a reforma da previdência e a verdade é que não existe uma resposta única para saber o tempo para aposentadoria exato, pois cada caso deve ser analisado de forma separada.
Essa análise individualizada se deve a alguns fatores e entre eles estão o tempo de contribuição que você tinha quando as novas regras entraram em vigência, a sua idade e se você já tinha o chamado direito adquirido antes dessa reforma.
Portanto, se você tem dúvidas quanto ao tempo para aposentadoria e quer saber como fazer a simulação da aposentadoria, acompanhe o artigo que fizemos e tenha suas questões respondidas aqui com a gente!
Direito adquirido
O direito adquirido é válido para os casos em que o trabalhador já havia completado todos os requisitos antigos antes mesmo da reforma da previdência, mas por algum motivo ainda não tinha dado entrada em seu pedido de aposentadoria.
Para esse grupo, será garantido o direito de se aposentar por essas regras e consecutivamente ter vantagens na forma de cálculo da aposentadoria, fugindo de uma idade mínima e regras mais duras que estão em vigência nos dias de hoje.
Regras de transição
Já para quem estava perto de conquistar seu benefício por essas regras antigas, foram impostas algumas regras de transição, onde uma delas é exclusiva para quem se enquadra em atividade especial, como por exemplo, médicos, metalúrgicos, dentistas, frentistas entre outros.
Algumas destas regras são:
- Regra de transição aposentadoria por idade
- Regra de transição aposentadoria por tempo de contribuição
- Regra de transição aposentadoria especial
E é a partir desses pontos que você começa a analisar quanto tempo falta para a sua aposentadoria. Com a ajuda de um advogado especialista em concessão de aposentadorias e benefícios do INSS, você poderá comparar o tempo que falta para completar os requisitos em cada uma das regras de transição, analisar qual será mais vantajosa financeiramente e qual será mais amena e viável para você.
Aliás, além de facilitar o processo para saber o seu tempo para aposentadoria, com os serviços de uma assessoria jurídica você terá respaldo para dar entrada em seu pedido, sabendo que toda documentação está completa evitando assim negativas do INSS por esse.
Planejar minha aposentadoria, como saber o tempo para me aposentar?
Tanto para quem vai passar por alguma dessas regras de transição quanto para aqueles que estavam longe de dar entrada em suas aposentadorias, uma coisa é unânime, o planejamento de sua aposentadoria, com toda a certeza, poupa muita dor de cabeça.
Além disso, assegura que suas contribuições para o INSS sejam feitas de forma adequada, coloca um parâmetro realista sobre o valor de benefício que você poderá receber e auxilia, por exemplos, os microempresários que contribuem pelo MEI a fazer a complementação correta para receber mais que um salário mínimo de aposentadoria.
“Mas afinal, quando vou me aposentar?” Dentro do portal Meu INSS, você pode ter uma previsão de quando irá se aposentar, e se você que saber como fazer a simulação da aposentadoria, abaixo, explicaremos cada um dos passos desse processo:
- Entre no Portal Meu INSS e faça o login com a sua conta do Gov.br (CPF e senha);
- Ao entrar na página inicial clique na sessão chamada “Do que você precisa?”
- Após isso, selecione a opção “Simular Aposentadoria”;
- Depois que essa aba abrir, suas informações da previdência e seus dados pessoas apareceram na tela;
- Dentro dessa aba, é possível mudar sua idade e adicionar novos documentos referentes aos perídios de contribuição, para isso, basta clicar no ícone do lápis, ao lado desses mesmos dados;
- Depois disso, clique na opção chamada “Recalcular”
- Pronto! Com esse resultado, você pode baixar um documento em PDF com o resultado da simulação.
Um ponto importante a ser ressaltado é que essa simulação oferece uma previsão válida apenas para consulta e a mesma não é lhe garante o direito a aposentadoria.
Lembre-se, independente da fase que você esteja, busque sempre por um especialista em direito previdenciário para que ele possa auxiliar você a tomar as melhores decisões e poder se aposentar de forma tranquila e com uma renda satisfatória.
Por fim, caso queira entender um pouco mais sobre as regras da aposentadoria que entram em vigor em 2023.