Blog

Tenho 30 anos vale a pena investir em aposentadoria privada ou no INSS?

adultos rindo com a aposentadoria tranquila
Publicado por Mello e Furtado Advocacia

Escritório de advocacia especialista em INSS e Previdência Social

Aposentadoria privada ou no INSS, qual das duas é a mais vantajosa? Essa é uma dúvida que pode se tornar comum entre as pessoas que já possuem uma certa idade.

Então, se você quer entender melhor se vale mais a pena aposentadoria privada ou no INSS, é só continuar neste artigo que iremos falar sobre os principais detalhes do assunto. Confira!

Como funciona o sistema atual do INSS?

Antes de tudo, é interessante que você entenda melhor sobre como funciona o sistema de aposentadoria no INSS, até mesmo para saber qual mais compensa em seu caso.

Em suma, o INSS nada mais é que um órgão responsável por arrecadar todas as contribuições previdenciárias, bem como pagar todos os benefícios aos seus contribuintes.

Sendo assim, a partir do momento que você se torna empregado por meio da CLT, sua contribuição é retida na folha de pagamento.

São essas contribuições que lhe garantem todos os seus direitos a benefícios, tais como:

  • Aposentadoria;
  • Auxílio-doença;
  • Salário-maternidade;
  • Pensão por morte etc.

O INSS garante renda mensal a trabalhadores aposentados, contanto que eles tenham contribuído para o órgão.

Como posso me aposentar pelo INSS?

Hoje em dia, há três formas de se aposentar por meio do INSS, sendo elas:

  • Por tempo de contribuição: nesse caso, homens devem ter 35 anos de contribuição e mulheres 30. não há idade mínima para ambos, sendo que existe uma redução no valor do benefício;
  • Por idade: homens devem ter 65 anos de idade (trabalhador urbano) ou 60 anos, se for trabalhador rural. Para mulheres, mínimo de 60, caso seja trabalhadora urbana, ou 55 se for rural. Os dois devem ter também 15 anos de contribuição, pelo menos;
  • Fórmula 100/90: para os homens, a soma da idade mais o tempo de contribuição precisa ser maior ou igual a 100. Mulheres devem ter a soma igual ou superior a 90.
Fale com um de nossos especialistas

Aposentadoria privada ou no INSS: qual vale mais a pena?

Agora que já entendeu um pouco mais sobre o assunto, é bem provável que esteja se perguntando sobre qual vale mais a pena? Aposentadoria privada ou no INSS? E que tal se forem os dois?

Sim, é possível se aposentar nos dois regimes, haja vista que um não anula o outro. Inclusive, a previdência privada costuma ser uma ótima forma de complementar o INSS.

Entretanto, é vital escolher uma previdência privada que de fato aumente o desempenho do seu dinheiro.

Contudo, devemos mencionar ainda que pode ser interessante continuar contribuindo para o INSS, até mesmo para garantir direitos como o auxílio-doença e outros.

Quais são as vantagens do INSS?

Muita gente costuma se perguntar: “quais são os benefícios de me aposentar pelo INSS?”

Quanto a isso, devemos mencionar que, ao fazer as contribuições para o INSS, além da aposentadoria, o trabalhador tem direito a uma série de outros benefícios, tais como:

  • Pensões por morte ou invalidez;
  • Seguro de afastamento do trabalho;
  • Auxílio-maternidade etc.

Além disso, os contribuintes do INSS podem abater as contribuições da base de cálculo do imposto de renda.

Fale com um de nossos especialistas

Desvantagens do INSS

A grande desvantagem do INSS, para muitas pessoas, é o fato de que só é possível resgatar em situações específicas.

Ou seja, ainda que o seu dinheiro esteja rendendo, não há liquidez, isto é, não existe facilidade e agilidade para fazer o resgate.

No entanto, outro ponto negativo é o fato de ser bem difícil saber quanto o dinheiro está rendendo ou como aumentar esses rendimentos.

Mesmo porque o benefício obedece a alíquotas progressivas, de acordo com a remuneração, e não permite contribuir com valores livres.

Além disso, devemos citar que INSS tem um período de carência, isto é, um número mínimo de meses pagos para se ter direito a algum benefício.

Por fim, outra desvantagem é o fato de que os benefícios possuem um teto máximo que, hoje em dia, é de R$7.507,49, mas que passa por reformas anuais.

Vantagens da previdência privada

No que se refere à Previdência Privada, nada mais é que um investimento de longo prazo, sendo que ele é mais flexível do que a aposentadoria através do INSS.

Dizemos isso porque devido ao fato de ser possível escolher o tipo de previdência privada mais adequado aos seus objetivos.

Dessa forma, você consegue escolher o valor das contribuições e também a data de resgate do dinheiro, se for o caso.

Outra vantagem da previdência privada é o fato de não ter um teto para seus ganhos. Também é interessante mencionar que existem três diferentes tipos de recebimento:

  • De uma única vez;
  • Renda vitalícia;
  • Renda por prazo certo.

Além disso, a previdência privada tende a apresentar um desempenho superior em comparação com o INSS.

Fale com um de nossos especialistas

Desvantagens da Previdência Privada

É fundamental ficar atento em todas as opções de previdência privada, até mesmo para poder escolher de forma cuidadosa.

Dizemos isso devido ao fato de que algumas delas, em especial as disponíveis nos grandes bancos, podem possuir taxas de administração mais elevadas e rendimentos que não são tão atraentes.

Mas, fora a taxa administrativa, os planos também podem ter taxas de saída no momento do resgate e taxas de carregamento.

Sendo assim, a nossa dica é que você tente buscar alternativas que tenham taxas menores, de modo a garantir maior rentabilidade.

É preciso levar em conta todas as tributações, haja vista que elas podem variar a depender do tipo de previdência privada.

As previdências PGBL, por exemplo, permitem deduzir os valores investidos da base de cálculo do imposto de renda.

Contudo, tem limite de até 12% da renda bruta tributável, mas no momento do resgate, o IR incide sobre a totalidade do capital aplicado.

Agora, no que se refere às previdências VGBL, elas não possuem essa vantagem. Assim sendo, no momento do resgate, o Imposto de Renda incide apenas sobre o rendimento gerado durante o período de acumulação.

Conclusão

Como você pôde notar, a aposentadoria privada ou no INSS são duas opções vantajosas, sendo que uma pode até servir de complemento da outra.Mas, se você quiser entender melhor sobre esse assunto, entre em contato conosco e solicite um agendamento com um advogado para aposentadoria. Estamos à sua disposição!

Fale com um de nossos especialistas
Compartilhe essa notícia
Faça uma busca
Categorias
Como podemos ajudar?