Blog
casal de idosos para se aposentar
Publicado por Mello e Furtado Advocacia

Escritório de advocacia especialista em INSS e Previdência Social

5 Dicas para evitar demora na hora de solicitar seu benefício no INSS

Ao solicitar um benefício, é comum que o seu processo leve um certo tempo até ser analisado e respondido, porém, existem formas de evitar demora no INSS.

Aliás, quando alguém fala que vai dar entrada com um pedido de aposentadoria, a grande maioria das pessoas, já de antemão, avisam sobre a necessidade de ter paciência.

Segundo as regras do INSS, 30 dias deveriam ser o suficiente para analisar um pedido administrativo.

No entanto, todo mundo já sabe que na prática não é bem assim, haja vista que a autarquia não respeita esse prazo.

Lembrando que, dependendo do caso e do benefício, o próprio INSS possui um prazo máximo de 90 dias para dar uma resposta sobre o requerimento.

Diante desse contexto, é normal querer saber sobre como evitar demora no INSS. Será mesmo que isso é possível?

A verdade é que há sim algumas dicas de como evitar demora no INSS, e é isso que mostraremos para você no decorrer deste artigo.

Continue acompanhando e aprenda como acelerar o seu processo de aposentadoria!

Como evitar demora no INSS?

Ao solicitar um dos benefícios do INSS, com certeza você quer receber a sua resposta o quanto antes for possível, certo?

Diante disso, obter algumas dicas sobre como evitar demora no INSS é muito importante. 

Por isso, nos tópicos seguintes, vamos mostrar para você algumas maneiras de facilitar o processo.

Antes de iniciarmos com as dicas, é importante ter em mente que a resposta do INSS no seu processo, seja ela rápida ou não, não é garantia que o seu benefício será concedido de imediato.

É possível que o instituto negue o seu benefício por falta de documentação ou por ter feito uma análise com erros.

Agora que você já sabe sobre isso, vamos às dicas para evitar demora no INSS.

1. Fique atento as novas regras de aposentadoria

Muita gente se pergunta sobre “como adiantar o meu benefício?”, principalmente sobre a aposentadoria, já que esse é um dos benefícios mais comuns do INSS.

Quanto a esse respeito, a primeira dica se refere a necessidade de ficar atento às novas regras de aposentadoria.

Afinal de contas, em 2019, passou a vigorar a Reforma da Previdência, a qual trouxe uma série de novas regras e mudanças para que o segurado pudesse se aposentar.

Uma norma nova que surgiu durante esse período é a respeito das regras de transição, e é justamente nisso que você precisa manter a sua atenção.

Fique atento se você atende a todos os requisitos das regras de transição, pois isso pode te ajudar a diminuir a demora em conseguir a sua aposentadoria.

Afinal de contas, com isso, ao invés de ter que aguardar até completar a nova idade mínima ou período de contribuição, saiba que é possível que o beneficiário consiga esse direito mais cedo.

Quanto a esse respeito, apenas tenha em mente que as regras de transição não são fixas, portanto, é preciso ficar atento aos critérios estipulados para cada ano.

2. Solicitar a aposentadoria que esteja de acordo com o seu perfil

Outra forma de evitar demora no INSS ao solicitar um benefício, como é o caso da aposentadoria, é ficar atento em relação ao seu perfil.

Dizemos isso porque um dos grandes problemas que podem aumentar a demora para conquistar o benefício é justamente a falta de atenção quanto a esse respeito.

Por isso, avalie bem o tipo de aposentadoria que solicitará e fique atento também a todos os documentos necessários.

Há diferentes tipos de aposentadoria, como a rural, por invalidez, especial, por idade etc, e cada uma delas têm as suas próprias exigências e regras.

Então, para poder evitar qualquer tipo de demora, esteja atento ao tipo de aposentadoria que se aplica no seu caso.

Inclusive, caso tenha exercido alguma atividade, onde tenha ficado exposto a periculosidade e insalubridade, tenha em mente que é possível garantir uma aposentadoria mais rápida.

Nesse caso, chama-se “aposentadoria especial”, porém, é preciso ficar atento em relação ao nível de periculosidade ou insalubridade do trabalho.

Tendo todas as informações corretas e os documentos exigidos, como por exemplo, o PPP, será possível fazer o pedido de aposentadoria da forma correta.

Apenas tenha a garantia de também não esquecer de nenhuma informação da sua vida laboral, para que não haja mais demora, a fim de corrigir algum dado.

Além disso, você pode fazer um planejamento previdenciário para já ter uma noção do que vai precisar entregar para o INSS e qual será o valor do seu benefício.

3. Reúna todos os documentos necessários

Ao solicitar benefícios do INSS, é vital que você reúna todos os documentos necessários, sendo que esse é um dos grandes problemas enfrentados pelos solicitantes.

Até porque cada benefício requer documentos distintos, principalmente quando falamos sobre a aposentadoria especial.

O problema é que muitas pessoas só percebem que há erro quando já enviou a solicitação.

Outro grande problema é o fato de enviar uma documentação mal digitalizada ou que esteja com validade já ultrapassada.

Lembrando que, caso o INSS identifique que há alguma pendência, ele irá interromper de imediato o processo de análise do seu benefício e solicitar o documento faltante.

Porém, você pode reenviar os seus documentos, e com isso, o seu processo não irá para frente da fila, e como consequência, você perderá mais tempo ainda.

Então, para poder evitar demora no INSS, é de grande importância manter atenção nesse fator.

Como já mencionado, cada benefício possui as suas próprias exigências de documentos. Porém, há alguns básicos que você deve providenciar, tais como:

  • CPF;
  • RG;
  • Carteira de trabalho;
  • PIS/PASEP;
  • CNIS;
  • NIT;
  • Comprovante de endereço;
  • Laudos, exames ou atestados, no caso de aposentadoria ou auxílio-doença;
  • Carnês de contribuição, no caso dos contribuintes autônomos etc.

4. Verifique seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)

Outra maneira de evitar demora no INSS é ao averiguar o seu Cadastro Nacional de Informações Sociais, para ter a certeza de que ele está completo, com as informações essenciais.

Nesse extrato, deve conter obrigatoriamente as seguintes informações:

  • Nome dos empregadores;
  • Remuneração ou salário recebido;
  • Períodos trabalhados;
  • Contribuições feitas em GPS, se for o caso.

Também se atente em ver se o CNIS possui todas as informações corretas.

Caso exista uma informação errada ou algum dado foi preenchido de maneira errada, isso pode evitar a obtenção do pedido de aposentadoria, por exemplo.

Se por acaso tiver de corrigir algum dado, procure por um advogado para benefícios do INSS que seja capaz de lhe ajudar nesse processo.

Mas, para poder corrigir a inconsistência, é preciso ter algum documento que possa comprovar a correção do erro.

5. Faça um mandado de segurança para adiantar o processo no INSS

Por fim, uma das melhores dicas que é capaz de adiantar o seu processo no INSS é justamente através do mandado de segurança.

Isso acontece porque ele é capaz de contribuir para adiantar em meses a resposta do INSS. 

Porém, é possível fazer isso apenas quando o INSS não dá a resposta dentro do prazo estipulado, que varia entre 30 e 90 dias, dependendo do benefício.

No entanto, há uma medida que obriga o órgão a responder o seu processo, algo que irá ajudar em diversas situações.

O mandado de segurança é capaz de verdadeiramente proteger o cidadão, fazendo com que o órgão não viole os seus direitos.

Apenas tenha em mente que esse mandado não quer dizer que o INSS vai conceder o seu benefício, pois ele ainda assim pode recusá-lo, principalmente se encontrar alguma irregularidade.

A única coisa que o mandado é capaz de fazer é adiantar o processo, apenas. 

Então, caso tenha um advogado cuidando desse processo, converse com ele sobre essa possibilidade.

Conclusão

Como você pôde notar, há sim formas de evitar demora no INSS, desde que siga algumas das dicas que citamos acima.

O instituto costuma demorar um certo tempo para responder o processo, mas mesmo assim, não são raros os casos em que os pedidos não tem resposta mesmo depois do prazo máximo estipulado.

Outro ponto importante e que deve ser ressaltado aqui é que, mesmo com o adiantamento da análise, o INSS pode recusar o seu benefício.

Por sinal, não são raras as vezes em que um pedido de aposentadoria é indeferido por negligência do próprio INSS.

Se isso aconteceu com você, recomendamos que entre em contato com um advogado especialista em direito previdenciário.

Esse profissional saberá como conduzir o seu processo e, além de tudo, ele garantirá a melhor regra de aposentadoria para o seu caso.

Caso tenha qualquer tipo de problema no seu processo, tenha em mente que os nossos advogados estarão sempre à disposição para lhe dar o devido apoio.Por fim, se você gostou desse artigo, não deixe de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas possam saber como evitar demora no INSS.

Compartilhe essa notícia
Faça uma busca
Categorias
Como podemos ajudar?