Blog
advogado atendendo a um processo previdenciario
Publicado por Mello e Furtado Advocacia

Escritório de advocacia especialista em INSS e Previdência Social

Dicas para escolher um bom advogado previdenciário

Está em busca de um advogado bom para aposentadoria? A princípio, pode parecer um grande desafio encontrar um profissional que seja capaz de atender a sua demanda.

Afinal de contas, levando em consideração a infinidade de advogados que existem, é normal ficar na dúvida na hora da escolha

No entanto, a verdade é que há algumas boas dicas de como encontrar advogado bom para aposentadoria.

A aposentadoria é um momento que muitas pessoas esperam, haja vista que é quando se torna possível ter um pouco de sossego.

Por conta disso, é normal que queira encontrar um advogado bom para aposentadoria. Pensando nisso, no artigo de hoje iremos dar algumas dicas valiosas sobre o que levar em consideração nesse momento.

Quem é o advogado previdenciário?

Casal de idosos conversando sobre sua aposentadoria com o advogado

Em suma, nada mais é que o advogado do INSS, o qual é especializado em atender o trabalhador que precisa tratar de assuntos relacionados à:

  • Aposentadoria;
  • Pensão;
  • Salário-maternidade;
  • Benefícios por incapacidade.

É normal que as pessoas relacionem o serviço do advogado com processos judiciais. Por isso, há uma tendência em procurá-lo apenas quando se é preciso entrar com uma ação judicial.

Contudo, um advogado pode dar muito mais suporte, haja vista que ele pode acompanhar todo o processo previdenciário.

Isso quer dizer que os advogados que cuidam da aposentadoria são capazes de estudar e orientar o seu caso.

Ele pode indicar desde quais benefícios é possível aplicar, por exemplo, algo que irá lhe ajudar a encontrar a melhor solução para seu problema.

Por isso, o ideal é procurar por um advogado bom para aposentadoria que possa lhe acompanhar em todo o caso, desde o planejamento até a revisão de um benefício, por exemplo.

Fale com um de nossos especialistas

É preciso contratar um advogado previdenciário?

Na verdade, não é nenhuma obrigação contratar um advogado bom para a aposentadoria. Afinal de contas, é possível lidar com todas essas questões sozinho.

No entanto, não há como negar que um advogado especialista em aposentadoria pode deixar esse processo muito menos complicado.

Afinal de contas, como ele entende do assunto, já irá tomar as devidas atitudes para garantir que esse direito não seja negado.

Para isso, ele deve reunir todos os documentos necessários, fazer atualização de possíveis dados e avaliar todo o caso.

Além disso, se você trabalhou em mais de um emprego ao mesmo tempo, como autônomo ou mesmo se já contribuiu para outros regimes de previdência, ter um advogado bom para aposentadoria é essencial para deixar todo o processo organizado.

Agora, se você fez a solicitação, mas teve o seu pedido negado, o advogado também é capaz de dar todo o suporte necessário dentro dessas condições.

Dicas de como escolher um advogado bom para aposentadoria

pexels.com

Para escolher um advogado que realmente seja bom e capaz de atender a sua necessidade, você precisa ficar atento a alguns pontos. Dentre todos eles, podemos citar os seguintes:

1 – Verifique a experiência do advogado na área previdenciária

A primeira coisa a se considerar para encontrar um advogado bom para aposentadoria é em relação ao tempo de experiência.

Afinal de contas, quanto mais experiente o advogado, sinal de que mais entendimento prático ele tem do assunto.

Para confirmar a experiência do advogado, você pode consultar em sites dos tribunais de justiça. Basta acessar o site referente ao estado e pesquisar pelo nome ou inscrição do advogado na OAB.

Por meio dessa causa é possível averiguar se os processos que o advogado atua estão, de fato, relacionados às questões previdenciárias.

Fora isso, também é por meio dessa pesquisa que se torna possível verificar se ele tem alguma especialização dentro da área previdenciária.

Fale com um de nossos especialistas

2 – Avalie a produção de conteúdo do profissional

Outra forma de escolher um advogado bom para aposentadoria é avaliando o seu conteúdo profissional. Mas o que isso quer dizer?

Hoje em dia, com a popularização da internet, praticamente todo profissional deve se fazer presente em meio online.

Em vista disso, é de grande importância avaliar a forma com que o profissional produz seus conteúdos no âmbito digital.

No caso do advogado previdenciário, você pode pesquisar se há alguma publicação que falem sobre o assunto e que estão em seu nome.

Caso ele tenha um blog, averigue se possui algum conteúdo que se relacione com o tema. Mas, se não abordar esses assuntos, talvez não seja o advogado mais entendido do assunto para lhe atender.

3 – Peça indicações de conhecidos e de outros advogados

A verdade é que praticamente todas as pessoas, ao menos uma vez na vida, precisaram de um advogado.

Por isso, uma dica de como encontrar advogado bom para aposentadoria é justamente pedir indicação para amigos, parentes e colegas.

Conhece alguma pessoa que já é aposentada? Então, que tal perguntar para ele qual profissional ajudou nesse processo?

4 – Analise as condições do escritório de advocacia

Ao ir para a sua primeira consulta, fique atento em relação às condições de todo o escritório, organização dos profissionais e, claro, na maneira com que é atendido.

Fora isso, não deixe de avaliar se a pessoa que irá lhe atender de fato é um advogado, e não um assistente ou estagiário.

5 – Avalie o profissional durante a primeira consulta

O primeiro contato com o profissional é essencial para averiguar se o profissional de fato entende sobre o assunto.

Nesse caso, fique atento se ele é capaz de responder todas as suas dúvidas de forma clara e objetiva, de modo que não sobre qualquer resquício.

Veja se o profissional irá questionar sobre o seu histórico de trabalho ou mesmo se pede algum exame para fazer análises.

Não deixe de pedir para que o profissional calcule o valor do seu benefício, haja vista que um advogado bom para aposentadoria deve saber fazer esses cálculos.

Conclusão

Como você pôde notar, há uma série de coisas que você precisa avaliar antes de optar por um advogado, a fim de ter a certeza de que ele pode lidar com a sua causa.

Se você gostou desse assunto e quer fazer com que mais pessoas tenham acesso a essas informações, não deixe de compartilhar em suas redes sociais.

Além disso, se você está em busca do melhor advogado previdenciário em Curitiba, saiba que pode contar com a ajuda dos nossos profissionais.

Fale com um de nossos especialistas
Compartilhe essa notícia
Faça uma busca
Categorias
Como podemos ajudar?