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Como solicitar o pagamento de benefício não recebido do INSS?

Como solicitar o pagamento de benefício não recebido do INSS?
Publicado por Mello e Furtado Advocacia

Escritório de advocacia especialista em INSS e Previdência Social

O início do mês sempre é um momento que todos aguardam. Isso acontece, pois é nesse período que caem os pagamentos de diversos brasileiros. Concorda comigo?

O problema é que, em alguns casos, os benefícios previdenciários não caem na conta. Nesse contexto, é possível pedir o pagamento do benefício não recebido através do site oficial do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Além disso, é possível entrar em contato pelo telefone ou aplicativo do Meu INSS.

Bom, o importante é saber que, se você tem um pagamento de benefício não recebido, temos aqui uma solução prática. Entenda como garantir seu dinheiro.

Como solicitar o pagamento do benefício não recebido?

Atualmente, o motivo mais recorrente para o segurado ter pagamento de benefício não recebido no dia certo é a falha no sistema. Isso pode significar que a ordem de pagamento não foi dada ou mesmo que falhas técnicas ocasionaram algum atraso nos depósitos. Em ambas situações, é normal que os responsáveis consertem esses problemas automaticamente.

Mesmo assim, é crucial verificar se o pagamento não caiu por causa de alguma falha ou se ele foi cancelado/suspenso, de fato, por conta de um fator específico. Nesses casos, o segurado deve conferir tanto o cancelamento como a suspensão junto ao INSS. Até porque pode existir alguma inconsistência nos dados cadastrais que pode acarretar problemas mais sérios.

Você deve seguir os seguintes passos para ter certeza do motivo do pagamento de benefício não recebido:

  1. Acesse o aplicativo ou site “Meu INSS”; 
  2. Selecione a opção “Agendamentos e Solicitações”;
  3. Vá em “Novo Requerimento”;
  4. Digite na barra de pesquisa “Solicitar pagamento de benefício não recebido”;
  5. Informe seus dados pessoais, ou atualize estes, se necessário; 
  6. Feito isso, basta clicar em “Avançar”.

Vale lembrar que a central também está disponível. Para isso, o beneficiário pode discar 135 e falar com os atendentes sobre o problema que está ocorrendo. 

Esse serviço está disponível diariamente, e pode ser feito pelo celular ou pelo telefone fixo. 

Assim, todos os cidadãos, assim como todos os beneficiários do INSS têm direito a ligar na Central 135 e receber uma ajuda profissional ao seu problema.

O horário de atendimento costuma ser bem amplo, no período das 7h às 22h (horário de Brasília). O serviço fica disponível durante toda a semana (com exceção aos domingos) e conta com funcionários treinados para analisar cada demanda e buscar a melhor resolução.

Fique atento às datas 

Bom, é importantíssimo que, antes de dizer que o pagamento do benefício não foi recebido, você tenha certeza de que está na data correta de saque. 

Isso porque, se você for sacar no momento errado, é claro que o benefício não estará disponível. Acredite, se quiser, isso acontece.

Olhando para o panorama do INSS, os aposentados e pensionistas recebem os pagamentos conforme o número final do cartão de benefício. Assim, existe uma data certa a cada mês para o dinheiro cair na conta.

Voltamos a dizer que, se você não recebeu ainda, talvez seja porque a data correta ainda não chegou. Pode ser também você ter confundido a data do pagamento, o que é normal acontecer.

No entanto, para confirmar isso, basta verificar o número que aparece no final do cartão do seu benefício e verificar no calendário de pagamento anual.

O beneficiário deve olhar o número que está antes do traço com o dígito final. Como no exemplo a seguir:

  • Exemplo: Número do Benefício (NB): 999.999.998-9. Nesse caso, deve ser considerado o final 8 para saber a data para receber o pagamento do benefício do INSS.

O calendário de pagamentos para este ano está disponível no site oficial do Governo Federal, para você ficar por dentro do calendário basta clicar aqui.

Pagamento do benefício não recebido: por quê?

Falamos rapidamente sobre isso em um tópico acima. No entanto, agora faz-se necessário detalhar um pouco mais sobre. Estes são os principais problemas que fazem o benefício não cair na conta:

  • Erro no sistema do próprio banco:
  • Dados errados (ex.: número do CPF, conta e instituição bancária, etc.);
  • O pagamento não foi permitido por ser interrompido ou cessado.

Contudo, para essa última possibilidade, o instituto tem o dever de justificar o motivo para suspender o seu benefício.

Ou seja, você não recebeu por conta de alguma irregularidade no benefício, por exemplo, o INSS deve te notificar e apresentar um motivo sobre isso.

Infelizmente, por mais que essas outras causas estejam disponíveis acima, não será possível identificar exatamente o seu caso. É por isso que você precisa saber a situação específica do seu benefício através dos contatos citados anteriormente.

Confira sempre o extrato

O extrato dos pagamentos mensais do INSS pode te ajudar bastante nessas horas que muitas pessoas ficam sem saber o que fazer. 

Pelo fato dele ser muito semelhante a um contracheque, com o extrato você tem acesso aos detalhes mais importantes do seu pagamento.

Dessa forma, você encontra suas informações financeiras, além de conferir as datas de referência e de pagamento. Tudo isso através do extrato de pagamentos do INSS.

Em outras palavras, no momento em que você emite o extrato, é possível ficar sabendo se está tudo certo com o seu pagamento ou se há alguma inconsistência.

Documentos necessários para solicitar o pagamento do benefício não recebido 

Bom, essa documentação é obrigatória em todos os casos, ou seja, sem eles, não será possível pedir o pagamento do benefício não recebido.

Documentação obrigatória:

  • número do CPF;
  • número do benefício.

Se for procurador ou representante legal:

  • procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
  • documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.

Por fim, os segurados que sofrem com esses problemas precisam, em primeiro lugar, ter certeza de que o pagamento não caiu. Ou seja, confira a data de depósito. Logo após confirmar o pagamento do benefício não recebido, entre em contato com o INSS e tome as medidas cabíveis.

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