Blog
homem próximo da sua aposentadoria
Publicado por Mello e Furtado Advocacia

Escritório de advocacia especialista em INSS e Previdência Social

O que é o planejamento previdenciário?

Você já ouviu falar sobre planejamento previdenciário? A verdade é que, a cada dia que passa, esse vem se tornando um assunto mais presente no dia a dia das pessoas.

E isso acontece, em especial, devido ao fato de ser uma maneira de planejar melhores condições para quando chegar a sua hora de se aposentar.

Muita gente tem o costume de apenas se preocupar com a aposentadoria no mesmo ano em que tem esse direito, por exemplo.

No entanto, a verdade é que planejar aposentadoria é uma das melhores coisas que você pode fazer. Dessa forma, você conquista uma certa previsibilidade.

Além disso, é importante ter em mente que, no Brasil, o processo de aposentadoria é um tanto quanto burocrático e complexo.

Por consequência, muitos têm o pedido indeferido pelo fato de não entenderem todo o processo, esquecendo de algum documento importante ou algo do gênero.

Sendo assim, o planejamento previdenciário é uma das formas de tentar agilizar o processo, algo que irá evitar erros, encaminhando ao sucesso.

Por conta de diversas regras que o sistema previdenciário possui, é vital ficar atento em todos os mínimos detalhes, mas é algo que requer tempo.

Ademais, ao procurar pelo órgão responsável por esse benefício, também é importante já saber quais são os seus direitos e o que esperar da sua aposentadoria.

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar tudo o que você precisa saber a respeito do planejamento previdenciário. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!

O que é o planejamento previdenciário?

Em suma, nada mais é que maneira de planejar a sua aposentadoria, como se fosse uma espécie de mapa do tesouro.

Dizemos isso devido ao fato de ser uma forma de conquistar a sua melhor regra de aposentadoria, seja por regime próprio ou INSS.

Ter um bom planejamento previdenciário é importante devido ao fato de ser um caminho árduo. Mas, seguindo todas as orientações de um advogado especialista, torna-se possível conquistar os melhores benefícios.

Isso acontece porque, a partir do momento que se tem uma pessoa entendida do assunto para lhe dar suporte, torna-se possível obter algumas “recompensas”.

A partir do momento que você segue o planejamento de um advogado, você passa a fazer todas as devidas contribuições ao INSS, mantém a qualidade de segurado e cumpre um determinado tempo de contribuição.

Além disso, a depender do caso, também é possível ter direito aos benefícios que não são programados também, tais como:

Inclusive, desde a instabilidade que se instaurou durante o período pandêmico, as pessoas notaram o quão fundamental é ter resguardo do INSS.

Afinal de contas, nunca se sabe quando ele será necessário. Mas, se porventura for preciso, você precisa estar amparado para receber o benefício em questão.

É por essa razão que dizemos que o planejamento previdenciário é uma espécie de mapa. Porque ele guia uma pessoa pelo caminho correto, para que possa conseguir o melhor benefício, quando for necessário.

Fale com um de nossos especialistas

Para quem serve o planejamento previdenciário? 

A verdade é que o planejamento previdenciário é útil para qualquer tipo de pessoa, uma vez que todas as pessoas vão precisar disso no futuro.

Então, se você contribui para a previdência social, mas deseja ter a melhor aposentadoria no futuro, com certeza a melhor coisa a se fazer é apostar no planejamento previdenciário.

Além disso, se você quer receber a sua aposentadoria no momento certo e estar bem protegido de possíveis infortúnios, o planejamento previdenciário novamente mostra ser a melhor alternativa.

Agora, em relação a alguns exemplos de profissionais que devem fazer o seu planejamento antes de solicitar a aposentadoria, citamos os seguintes:

  • Trabalhadores que possuem registro em carteira;
  • Professores que têm direitos previdenciários distintos;
  • Empresários que, de forma autônoma, contribuem para o regime próprio;
  • Servidores públicos que fazem contribuição própria para o regime;
  • Médicos e trabalhadores da área da saúde que têm mais de um vínculo de trabalho ao mesmo tempo, além do direito ao tempo especial.

Como funciona o planejamento previdenciário?

A verdade é que o INSS não possui tantos funcionários para que possa conferir, de forma individual, todas as informações de todos os contribuintes.

Sendo assim, nem sempre o INSS concede a aposentadoria automática. Além disso, quando se tem tudo organizado, torna-se mais fácil de obter o benefício.

Então, quando se tem um planejamento previdenciário, como todas as informações já estarão mais bem organizadas, tudo se torna ainda mais simples.

Quando o advogado especialista avaliar o seu caso, ele precisa conferir as seguintes questões:

  • Se já foi empresário;
  • Se os cálculos foram feitos da forma correta;
  • Se trabalhou como servidor público;
  • Se o INSS colocou um indicador em seu extrato do CNIS que requer regularização;
  • Se possui algum direito a tempo especial.

É por meio desse planejamento que se torna possível conseguir um melhor valor na aposentadoria, algo que irá proporcionar melhores condições para o futuro.

Dentro desse planejamento, também é importante levar em consideração o quanto você investiu durante a vida e quanto irá receber de volta.

Fale com um de nossos especialistas

Preciso de um advogado para fazer o planejamento de aposentadoria?

Por conta da internet, diversas pessoas se perguntam se de fato é necessário ter auxílio de um advogado.

Afinal de contas, com uma simples pesquisa, é possível ter acesso a todas as regras. Mas será que apenas isso já é o suficiente?

A realidade é que só ter essas informações não é o suficiente, haja vista que é preciso ter prática e experiência.

Vamos propor aqui um exemplo. Você consegue encontrar na internet sobre como construir uma parede, certo?

No entanto, se você não tem prática, quais são as chances de fazer esse tipo de trabalho? Com a previdência é a mesma coisa.

Você até pode se atrever a fazer, mas não terá a certeza de que sairá um bom resultado. Mas, se quer ter a garantia de um bom resultado, a melhor coisa a se fazer com certeza é procurar por um profissional.

Isso quer dizer que há uma larga diferença entre conhecer as regras e saber quais são as melhores maneiras de as aplicar.

Conclusão

Não há como negar que o planejamento previdenciário é de grande importância para todos aqueles que querem ter maior segurança.

Em vista disso, se você está em busca de um advogado bom para aposentadoria em Curitiba, saiba que estamos à disposição para o que você precisar!

Se gostou desse artigo e achou essas informações pertinentes, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, para que mais pessoas possam ter acesso!

Fale com um de nossos especialistas
Compartilhe essa notícia
Faça uma busca
Categorias
Como podemos ajudar?