Você sabe o que faz um advogado especialista em INSS? Muito se fala da importância desse profissional para ajudar em uma série de benefícios previdenciários.
Fora isso, o advogado especialista em INSS também é capaz de responder uma série de dúvidas sobre o pedido de aposentadoria quanto para rever um benefício que já se recebe.
Ou seja, o nada mais é do que um especialista em direito previdenciário, o qual é capaz de resolver qualquer assunto que se relacione com essas questões.
No entanto, o advogado se torna ainda mais importante para quando se é preciso fazer uma defesa administrativa ou judicial.
Isso quer dizer que, qualquer problema que você tiver, também será possível contar com o apoio desse especialista.
Mas essas são apenas algumas das coisas que o advogado especialista em INSS pode fazer e, nesse artigo, iremos falar tudo a respeito desse assunto. Confira!
Qual é o advogado para o INSS?
O advogado especialista em INSS é aquele profissional que se qualifica para atuar na defesa daqueles que querem receber algum benefício do Regime Geral da Previdência Social.
Ou seja, isso quer dizer que esse é o profissional especialista em benefícios do INSS, o qual consta com uma série de benefícios.
Dentre eles, entram todas as categorias de aposentadoria, por exemplo. Além disso, dentre as questões mais conhecidas que um advogado para INSS pode fazer, citamos:
- Aposentadorias (por idade, tempo de contribuição, atividade especial ou rural, invalidez e da pessoa com deficiência);
- Auxílio doença;
- Auxílio acidente;
- Pensão por morte etc.
Diferente de um generalista, o advogado especialista em INSS conhece todos os pormenores de cada um dos benefícios que citamos acima, além de vários outros.
Ou seja, ele é capaz de identificar, de forma ágil, qual é o melhor benefício ou a melhor solução para cada caso.
O que faz um advogado especialista em INSS?
Quase que de automático, muitas pessoas já logo associam a um advogado para aposentadoria. De fato, esse profissional pode sim ajudar nesse processo, mas não é só isso.
O advogado especialista em INSS deve conhecer toda a legislação no que tange um benefício ao segurado, conforme está previsto na Previdência Social.
Então, ele deve conhecer também a legislação específica do servidor, em casos de regime próprio. O intuito desse profissional é garantir o melhor benefício e o mais vantajoso para os segurados do INSS.
Ele deve fazer tudo isso com base em seus direitos e de acordo com o seu caso. Fora isso, o profissional também pode ajudar no planejamento para os que querem programar a aposentadoria.
Fora isso, saiba que esse advogado pode atuar em dois ambientes: Administrativo e judicial. No primeiro caso, ele ajuda no processo junto ao próprio INSS.
É ideal para aqueles que não se sentem seguros em fazer todo um processo de aposentadoria sozinhos, por exemplo.
Agora, em relação ao Poder Judiciário, é quando o profissional atua sempre que for necessário entrar com uma ação judicial para garantir o recebimento do benefício de direito. Dentre as situações mais comuns para isso acontecer, citamos:
- Tempo elevado para analisar um requerimento;
- Benefício com valor incorreto;
- Indeferimento de um benefício.
Qual é a importância de contratar um advogado especialista?
O principal motivo está no fato de que esse é o profissional mais adequado para lidar com situações que se relacionam com o INSS.
Afinal de contas, ele é especialista nessas questões. É ele quem será capaz de lhe ajudar em uma série de problemas da previdência.
E isso é algo vital para aqueles que sonham com o tão esperado momento da aposentadoria. Então, procurar pelo melhor advogado especialista em INSS em Curitiba, por exemplo, é algo a ser feito.
Afinal, esse é o profissional que vai lidar com todos os assuntos que se relacionam com esse momento esperado por tantos.
Esse profissional é vital porque todas as falhas durante o processo, pode fazer com que o segurado perca o seu direito.
É o advogado especialista em INSS que entende a fundo todas as leis da Previdência Social, além de regimes próprios.
Também é ele quem fica atento em relação às mudanças da legislação. Por isso, não há como negar que é a pessoa mais bem preparada a lidar com essa situação.
Quando contratar um advogado especialista em INSS?
Esse advogado acaba se tornando essencial para qualquer situação em que for preciso resolver algum serviço do INSS.
Há pessoas que não se sentem seguras para ir atrás sozinhas ou tem alguma dúvida sobre o processo. Para isso, o advogado é capaz de prestar um ótimo auxílio.
No entanto, a contratação se torna quase que obrigatória se porventura o seu benefício for negado ou concedido com o valor errado.
Agora, em relação aos principais benefícios do INSS, que o advogado é capaz de ajudar, podemos citar os seguintes:
Aposentadorias
Há mais de um tipo de aposentadoria, com a por tempo de contribuição e a especial, por exemplo. Cada uma delas possui algumas características diferentes.
E como o requisito para cada uma delas é distinto, o advogado é a pessoa capaz de orientar cada um dos solicitantes da melhor forma possível.
O advogado do INSS deve saber informar todos os detalhes de cada uma das categorias, o que inclui as mudanças depois da reforma.
Auxílio doença
Trata-se de um benefício pago pelo INSS para aqueles que não podem trabalhar devido a uma doença ou acidente de qualquer natureza.
No entanto, essa incapacidade pode ser total ou temporária. Ou seja, a pessoa pode ficar incapaz apenas por um certo período.
Nesse caso, a pessoa precisa ter contribuído por pelo menos 12 meses ao INSS. O advogado pode ajudar no cumprimento da carência ou na manutenção da qualidade de segurado.
Entretanto, também pode oferecer auxílio nos casos de contribuições em atraso ou no caso de o INSS negar o direito.
Auxílio acidente
Destina-se a pessoas que sofreram acidente de qualquer natureza ou que tiveram alguma doença por conta do trabalho.
No entanto, diferente do auxílio doença, ele é para aquelas pessoas que sofreram sequelas permanentes, que reduz a capacidade laboral.
Ou seja, trata-se de uma categoria indenizatória, onde se torna um complemento ao salário do trabalhador.
Pensão por morte
A pensão por morte, como o próprio nome indica, nada mais é do que quando ocorre o óbito de um trabalhador que fazia sua contribuição ou que já era aposentado.
Nesse caso, o dependente pode ser filho, cônjuge, pais ou irmãos. Há vezes em que é necessário comprovar a dependência econômica.