Blog

Principais mudanças na aposentadoria para 2023

senhora pesquisando sobre aposentadoria em 2023
Publicado por Mello e Furtado Advocacia

Escritório de advocacia especialista em INSS e Previdência Social

Desde a reforma da previdência, muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito de uma série de assuntos que englobam esse universo.

Em vista disso, há pessoas que se questionam sobre quais são as mudanças na aposentadoria para 2023, até mesmo para poder se precaver.

Então, se você está pensando em dar entrada no seu processo de aposentadoria, é preciso ficar atento em relação às novas mudanças na aposentadoria para 2023.

No ano de 2019, foi aprovada uma nova reforma da previdência. E, desde então, todos os benefícios foram impactados por essas alterações.

Como ainda é algo um tanto recente, é bem comum que as pessoas ainda não possuam os devidos entendimentos a respeito de uma série de fatores.

Mas, se você quer entender melhor tudo sobre a nova reforma da previdência, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo a respeito.

Quais foram as mudanças na aposentadoria para 2023?

www.pexels.com

A aposentadoria em 2023 passou por algumas mudanças devido a reforma da previdência que ocorreu no ano de 2019.

No entanto, essas alterações são feitas para que os que estão próximos de conseguirem esse benefício não saiam prejudicados.

No ano de 2023, se você pretende iniciar o seu planejamento previdenciário, é importante ficar atento a essas mudanças.

Por isso, nos tópicos seguintes iremos falar sobre as principais mudanças na aposentadoria para 2023.

Aposentadoria por idade mínima progressiva 

Trata-se de uma modalidade de aposentadoria que passou por algumas alterações em suas regras, e é importante ficar atento a esse respeito.

Uma das mudanças no benefício para 2023 é que as mulheres precisam ter, pelo menos, 58 anos de idade e 30 anos de contribuição.

Agora, em relação aos homens, eles devem cumprir o requisito de 35 anos de contribuição, mas possuírem ao menos 63 anos de idade.

Aposentadoria por pontos 

Outra das mudanças na aposentadoria para 2023 foi em relação ao sistema de pontos. Ou seja, é quando se soma a idade da pessoa junto com o tempo que ela contribuiu.

Em 2023, as mulheres devem somar 90 pontos, sendo que pelo menos 30 devem ser de contribuição.

Agora, em relação aos homens, eles devem somar 100 pontos ao total, sendo que precisam ter pelo menos 35 anos de contribuição para ter o direito à aposentadoria.

Portanto, se uma mulher tem 60 anos de idade, mas conseguiu contribuir durante 30 anos para o INSS, a sua pontuação é de 90. Isso quer dizer que pode se aposentar pela regra de pontos.

Aposentadoria por idade 

Uma das mudanças na aposentadoria para 2023 diz respeito a idade. Nesse caso, os homens devem ter 65 anos de idade e 15 de contribuição.

Em contrapartida, as mulheres precisam ter 62 anos de idade, sendo que o tempo de contribuição também é de 15 anos.

Principais mudanças: faixa etária 

www.pexels.com

Outra mudança na aposentadoria para 2023 diz respeito à idade mínima para poder se aposentar em várias modalidades.

Hoje em dia, por exemplo, para ter direito à aposentadoria por tempo de trabalho, deve-se também ter uma idade mínima.

A verdade é que todas as regras que acometeram os tipos de aposentadoria se tornaram um pouco mais rígidas.

Tanto é que o tempo de contribuição para os homens saltou para 20 anos, enquanto as mulheres devem ter 15 anos completos.

Agora, em relação à aposentadoria especial, que é uma modalidade para os segurados que trabalham em locais periculosos, o tempo de contribuição pode mudar de acordo com o grau da atividade que se exerce.

Se porventura uma pessoa exerce atividade de alta grau de periculosidade, a contribuição deve ser de 15 anos.

Já para os graus médios, 20 anos e, para grau baixo, são 25 anos. Essas são as principais mudanças na aposentadoria para 2023 desse quesito.

Quais são as regras de aposentadoria que não vão sofrer alterações em 2023? 

Por mais que existam algumas mudanças na aposentadoria para 2023, há algumas que não irã passar por qualquer alteração, isto é, são regras fixas.

Se por acaso você tivesse obtido o direito sobre as regras antes da reforma, por exemplo, essas regras irão se manter mesmo após a reforma.

Uma outra regra fixa da reforma é que os homens podem sim se aposentar aos 65 anos de idade e 20 de contribuição.

Agora, em relação às mulheres, elas podem se aposentar aos 62 anos de idade, desde que possuam 15 anos de contribuição.

No entanto, essa regra só vale para aqueles que se filiaram antes do dia 13 de novembro de 2019.

Além disso, a regra do pedágio de 50% também tem as suas regras fixas. Então, os trabalhadores que estavam com cerca de 2 anos para se aposentar em 13/11/2019, devem cumprir o pedágio de 50% como tempo restante.

Isso quer dizer que, se faltava apenas 1 ano para que o segurado pudesse chegar ao período de contribuição para aposentar, ele deve trabalhar por mais 1 ano e meio.

Outra regra que não sofreu alteração em 2023 foi a regra do pedágio 100%. Então, quem faltava mais de dois anos para se aposentar, em 13/11/2019, precisa cumprir a falta do pedágio.

Os trabalhadores serão afetados por essas novas regras? 

www.pexels.com

Sim, a grande maioria das pessoas irá sofrer os impactos por conta das novas regras de aposentadoria para 2023.

E isso acontece devido ao fato de que diversas modalidades desse benefício sofreram alteração por conta da nova reforma.

Em relação a aposentadoria especial, também havia o risco de sofrer com as novas regras em 2023. No entanto, a lei permaneceu sem qualquer alteração, mudando apenas a faixa etária.

Falando de forma resumida, todas as regras têm alguma relação com o aumento de idade, tempo de contribuição e as regras de pontuação.

Agora, em relação aos cálculos que eram feitos sobre os benefícios do INSS, em sua grande parte não terá alteração.

Sendo assim, se você está com o intuito de se aposentar, é vital que você procure um bom advogado para aposentadoria que seja capaz de lhe auxiliar em todo o processo.

Dessa forma, ele será capaz de entender melhor a sua condição, bem como buscar a alternativa mais propícia para o seu caso.

Conclusão

Como você pode notar, há algumas mudanças na aposentadoria para 2023 e, por isso, todas as pessoas precisam ficar atentas a esse fator.

Portanto, se você achou essas informações pertinentes, não deixe de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a elas.

Compartilhe essa notícia
Faça uma busca
Categorias
Como podemos ajudar?