Você já parou para pensar sobre como funciona a aposentadoria para jogador de futebol? Quando pequenos, a grande parte das pessoas já sonhou em se tornar um jogador profissional.
No entanto, quando crianças, nem sempre pensamos no futuro a longo prazo, como em relação a aposentadoria.
Em vista disso, muitas pessoas tendem a se questionar sobre como funciona a aposentadoria para jogador de futebol.
Hoje em dia, essa é uma das profissões mais bem remuneradas de todo o mercado, sendo também uma das mais promissoras para os jovens.
É verdade que o salário pode sim variar de acordo com o clube em que a pessoa tem contrato, mas ainda assim o salário tende a ser bem expansivo.
Inclusive, essa é uma das razões pelas quais muitos deles não dão a devida atenção à aposentadoria, o que é um grande erro.
Afinal de contas, como essa profissão requer um excelente preparo físico, acaba que se limita em relação a idade.
Por essa razão, diversos profissionais que estão na faixa dos 40 anos de idade, mais ou menos, já começam a abandonar o campo, onde acabam por procurar outra forma de ter alguma renda.
Sendo assim, diversos jogadores de futebol tendem a se “aposentar” mais cedo do que diversas outras profissões.
Por isso, muitas pessoas se perguntam sobre como funciona a aposentadoria para jogadores de futebol. E é sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!
Jogadores de futebol são atletas profissionais
A primeira coisa que você precisa entender a respeito da aposentadoria para jogador de futebol é o fato deles se enquadrarem na categoria de atletas profissionais.
No entanto, para que se encaixar nesses moldes, eles devem cumprir os requisitos necessários para tal. Então, o que quer dizer ser um atleta profissional?
Em suma, considera-se atleta profissional todo aquele tipo de atleta que exerce uma certa atividade esportiva.
Entretanto, deve-se ter um contrato formal de emprego com uma entidade esportiva. É somente a partir disso que se terá os direito aos benefícios para atleta.
Então, se porventura um jogador de futebol tem um contrato formal com algum clube de futebol, então ele passa a ser considerado um atleta profissional.
Inclusive, é interessante citar que, nesse caso, o vínculo trabalhista que existe entre o jogador e o clube de futebol é igual a todos os outros trabalhos, em áreas distintas.
Isso quer dizer que todos os jogadores de futebol e atletas profissionais como um todo, que trabalham com carteira assinada, tem direito a todos os benefícios previdenciários, isto é:
- Auxílio-doença;
- Licença-maternidade;
- Auxílio acidente etc.
E como funciona a aposentadoria para jogador de futebol?
Certo, você já entendeu que quando o atleta tem vínculo empregatício com algum clube, e tem um contrato firmado, isso quer dizer que ele se caracteriza como sendo um atleta profissional.
Mas e como funciona a aposentadoria de atleta? Sabendo que o vínculo de emprego é praticamente o mesmo, a verdade é que a aposentadoria deve seguir o mesmo rumo padrão ao que já está acostumado.
Isso quer dizer que os atletas não têm direito a condições especiais, por exemplo. Tudo segue a mesma lei.
Sendo assim, a aposentadoria para jogador de futebol segue todas as mesmas modalidades de aposentadoria disponíveis, bem como:
Aposentadoria por idade
Esse é o tipo de aposentadoria mais comum, que é o tipo de modalidade em que o indivíduo deve ter pelo menos 65 anos de idade, se for homem, mais 20 anos de contribuição .
Agora, para as mulheres, elas devem ter pelo menos 62 anos de idade e mais 15 anos de contribuição. Para quem é atleta, sabe que isso é praticamente impossível.
Afinal de contas, a grande maioria dos jogadores de futebol abandonam o campo por volta dos 40 anos, mais ou menos, já que a condição física já não é a mesma.
Aposentadoria por invalidez
Agora, já no caso da aposentadoria por invalidez, também segue a mesma lógica que para todos os outros profissionais.
Ou seja, esse benefício apenas ocorre quando o jogador, durante o seu tempo de segurado, perdeu a sua capacidade de fazer a referida atividade esportiva.
Entretanto, para ter esse direito, ele deve ter ficado inválido devido alguma doença ou acidente de trabalho.
Fora isso, para conseguir esse tipo de aposentadoria para jogador de futebol, ele também deve ter que passar pela perícia médica da Previdência Social.
Aposentadoria por tempo de contribuição
Para poder se aposentar por tempo de contribuição, o homem atleta deve ter contribuído 35 anos, enquanto as mulheres 30.
Mas, levando em consideração todas as alterações que a reforma da previdência trouxe, deve-se combinar o tempo de contribuição com a idade do segurado.
Isso quer dizer que, a depender da idade que se tem, o segurado vai precisar pagar um “pedágio” para poder receber o valor integral.
No entanto, em relação a aposentadoria para jogador de futebol por tempo de contribuição, não há nada que o impeça de somar o tempo de uma outra profissão.
Então, supondo que antes de se tornar jogador de futebol, o indivíduo trabalha com obras, por exemplo, deve-se levar em conta esse período também, para fins de aposentadoria.
Como comprovar o tempo de contribuição?
Na verdade, não é muito difícil comprovar o seu tempo de contribuição, mesmo sendo jogador de futebol profissional.
Mesmo porque, como já citado, trata-se de um contrato semelhante a qualquer outro. Isso quer dizer que é possível comprovar por meio da carteira de trabalho do atleta profissional.
Essa carteira se destina apenas para essa categoria, bem como a dos advogados brasileiros, por exemplo. É algo único.
Portanto, deve constar o número do registro do Conselho Superior de Desporto, do Conselho Nacional de Desporto ou do Conselho Regional do Desporto.
Fora isso, também é possível comprovar através do contrato de trabalho profissional, que todos também devem possuir.
A terceira forma de comprovar o tempo de contribuição é através da certidão que a Confederação Brasileira ou a Federação Estadual em que o profissional atua, emite.
Conclusão
Como você pôde perceber, a aposentadoria para jogador de futebol é bem parecida com todas as demais modalidades que existem.
Portanto, se você precisar de um advogado para aposentadoria, pode contar com todo o apoio dos nossos advogados!
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, para que mais pessoas possam ter acesso a todos eles.