Blog

6 passos para conseguir o melhor valor na aposentadoria

passos para melhor o valor da aposentadoria
Publicado por Mello e Furtado Advocacia

Escritório de advocacia especialista em INSS e Previdência Social

Você já parou para se perguntar sobre como conseguir o melhor valor na aposentadoria? Não há como negar que esse é um desejo de todo mundo.

Afinal de contas, quando se tem um valor maior desse benefício, o indivíduo consegue ter uma vida um pouco mais sossegada.

Inclusive, essa é uma das razões pelas quais o planejamento previdenciário é tão necessário na vida de todas as pessoas.

Mesmo porque, dessa forma, o indivíduo consegue ter uma certa previsibilidade de quanto irá ganhar com esse benefício.

Além do mais, também é possível se programar para conseguir obter o melhor valor na aposentadoria. Mas como exatamente conseguir isso? Falaremos sobre todos os detalhes a seguir!

Como conseguir o melhor valor na aposentadoria?

Para conseguir um melhor valor do benefício, há sim algumas coisas que você pode fazer para obter esse resultado.

E, dentre algumas formas de obter o melhor valor na aposentadoria, podemos dar as seguintes dicas:

Passo 1: Solicitar o CNIS

Uma das primeiras coisas que você precisa saber sobre como conseguir o melhor valor na aposentadoria é a necessidade de solicitar o CNIS.

Isso é importante porque é através desse documento que você consegue obter todos os detalhes a respeito do período de trabalho, contribuições e seus valores.

Assim, garante que o valor do seu benefício esteja de acordo com tudo aquilo que já contribuiu ao longo do tempo.

Inclusive, você consegue obter esse documento de forma gratuita em qualquer agência da Previdência ou mesmo através dos canais de autoatendimento, como o “Meu INSS”.

No entanto, quem é correntista da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil ainda pode obter o documento no Caixa Eletrônico.

Passo 2: Conferir o CNIS

O passo seguinte para conquistar aposentadoria no melhor valor do qual tem direito, é conferir o seu CNIS.

A dica é conferir se nesse documento constam todas as anotações da Carteira de Trabalho, bem como os carnês de contribuição com os seus respectivos valores.

Caso note que existe alguma inconsistência, tenha em mente que é possível fazer a correção a qualquer momento.

Tenha em mente que o INSS irá fazer o cálculo da sua aposentadoria com base nesse documento. Então, caso tenha algum dado incorreto, a sua aposentadoria também irá estar.

Então, antes mesmo de solicitar a sua aposentadoria, faça a correção de todos os dados. Nossos advogados podem lhe ajudar nessa questão.

Passo 3: Calcular o tempo de serviço

Assim que conferir todos os documentos, o passo seguinte é calcular o tempo de serviço, uma vez que isso irá permitir definir a data que o segurado pode se aposentar.

Quanto a isso, deve-se ficar atento a qual será a data da aposentadoria tendo como base as regras de direito adquirido, regras de transição e as permanentes.

Entretanto, o INSS não calcula o tempo de serviço especial, isto é, insalubre e perigoso. Então, ao planejar aposentadoria, uma ajuda profissional é vital para garantir o melhor benefício.

É por essa razão que nossos advogados previdenciários estão à disposição! Dessa forma, você garante o melhor valor na aposentadoria.

Passo 4: Simulação do valor da aposentadoria

www.pexels.com

E que tal fazer uma simulação do valor da aposentadoria? Dessa forma, você consegue ter a certeza se o valor em questão é aquilo que precisa para manter o seu padrão de vida.

Além disso, essa simulação é importante porque ela permite planejar as próximas contribuições, bem como definir a renda futura.

Dessa forma, acaba tendo a garantia de receber o melhor valor na aposentadoria. Porém, os sites oficiais apenas dão informação de renda mensal atual (RMA).

Para saber a Renda Mensal Futura (RMF), pode ser necessário ajuda de algum profissional capacitado na área.

Obter o RMF é importante porque, dessa forma, o trabalhador consegue definir uma estratégia de contribuição até chegar a data de sua aposentadoria.

Passo 5: Diagnóstico previdenciário

Você sabia que o valor da sua aposentadoria pode aumentar com as novas contribuições? Para isso, deve-se ter um bom planejamento.

Pessoas que trabalharam em diversos locais ao mesmo tempo ou fizeram o pagamento ao INSS por conta própria, por exemplo, devem ter um pouco mais de cuidado.

Dizemos isso porque é possível sim somar essas contribuições.

Passo 6: Previdência complementar

Outra dica para conseguir o melhor valor na aposentadoria é definir quando, como e quanto irá ser a sua aposentadoria.

Dessa forma, acaba permitindo com que o cidadão averigue com maior antecedência se precisa de um plano de previdência complementar.

Isso é vital para poder capitalizar recursos e ainda suplementar essa renda, permitindo com que se obtenha um valor mais expansivo quando se aposentar.

Se você já tem um plano de previdência complementar, saiba que pode usar o valor da contribuição excedente para aumentar os seus aportes.

Inclusive, diversas são as pessoas que resolvem apostar na Previdência Complementar para poder substituir a Previdência Pública.

No entanto, esse é um erro gigantesco, haja vista que a Receita Federal pode sim autuar aquele segurado que não fez contribuição ao INSS.

Afinal de contas, para aqueles que exercem atividade remunerada, empregado ou não, são obrigados a contribuir ao INSS.

Tempo trabalhado em área rural pode aumentar a sua aposentadoria

Outra questão que você precisa saber sobre o melhor valor na aposentadoria é que o tempo trabalhado em área rural também é capaz de aumentar o benefício.

Afinal de contas, isso pode aumentar o seu tempo de serviço, algo que pode sim impactar o valor do seu benefício.

Insalubridade pode aumentar a sua aposentadoria

www.pexels.com

Outra coisa que também pode aumentar o valor da sua aposentadoria é no caso de ter exercido alguma atividade especial, como calor, vírus, ruído, bactérias etc.

É claro que isso pode variar de acordo com vários fatores, mas no geral os homens passam por uma conversão de 1,4x e mulheres de 1,2x.

Isso quer dizer que os homens ganham 4 anos para cada 10 contribuídos em alguma atividade especial, enquanto as mulheres ganham 2.

Como irá aumentar o tempo de trabalho, por consequência também irá impactar o valor do benefício.

Conclusão

Através desse artigo, você aprendeu sobre como conseguir o melhor valor na aposentadoria. Então, se gostou dessas informações, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, para que mais pessoas possam ter acesso a esses saberes.

Por fim, se precisar de qualquer ajuda, nossos advogados estão à disposição para poder lhe dar todo o suporte necessário.

Compartilhe essa notícia
Faça uma busca
Categorias
Como podemos ajudar?